Título: EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 SOBRE A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE LAVRAS
Autoria de: Elisabete Gusmão da Silva Gomes
Orientação de: Janderson Martins Vaz
Presidente da banca: Dr. Janderson Martins Vaz
Primeiro membro da banca: Clédison Carlos de Oliveira
Palavras-chaves: Covid-19, Arrecadação, Sistema Único de Saúde, Transferência de Recursos, Pandemia.
Data da defesa: 18/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 26/11/2021
Data da publicação: 26/11/2021
Referência: Gomes, E. G. d. S. EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 SOBRE A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE LAVRAS. 2021. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo a análise dos efeitos causados pela pandemia da Covid-19 sobre a receita de Transferência de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios da microrregião de Lavras, localizada no interior de Minas Gerais. Foram utilizados métodos quantitativos para alcançar o objetivo da pesquisa, sendo que foram coletados dados secundários no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI), os quais foram complementados com dados do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). Foi calculado o valor per capta anual de arrecadação dos municípios, bem como a média entre esses valores no período contemplado, que abrange os anos de 2018, 2019 e 2020, período que compreende a evolução da arrecadação antes e durante a pandemia. Além disso, com base no cálculo de desvio padrão dos valores, foi realizado um agrupamento dos municípios, com a finalidade de identificar se houve uniformidade dos conjuntos de dados analisados. Os resultados mostraram que, dos nove municípios analisados, sete apresentaram uma alta na arrecadação das transferências de recursos do Sistema Único de Saúde no ano da pandemia, quando comparado aos dois anos anteriores. Com relação ao agrupamento realizado, evidenciou-se que os municípios de Luminárias, Itumirim e Itutinga são os que possuem os valores de arrecadação anuais mais próximos de sua média, ao contrário de Lavras, Ingaí, Carrancas e Nepomuceno, os quais tiveram essas arrecadações menos uniformes. Enquanto isso, os municípios de Ribeirão Vermelho e Ijaci apresentaram um comportamento similar e que difere dos demais municípios, tendo sua arrecadação no ano da pandemia inferior à do ano de 2018. O estudo demonstrou que a pandemia já impactou as finanças governamentais, mesmo em curto espaço de tempo, o que afeta diretamente o serviço público, sendo o poder público municipal o que se encontra na linha de frente da saúde pública.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53947
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Elisabete Gusmão da Silva Gomes e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo