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Título: A QUALIDADE NO SERVIÇO DE SAÚDE UM ESTUDO DE CASO EM UM PSF LOCALIZADO NO CENTRO-OESTE DE MG

Título alternativo: QUALITY IN HEALTH SERVICE A CASE STUDY IN A PSF LOCATED IN THE CENTER-WEST OF MINAS GERAIS

Autoria de: Maria Eduarda Machado Braga

Orientação de: Daniela Meirelles Andrade

Presidente da banca: Daniela Meirelles Andrade

Primeiro membro da banca: Dany Flavio Tonelli

Segundo membro da banca: Jose de Arimateia Dias Valadao

Palavras-chaves: Qualidade, saúde, serviço, público, gestão

Data da defesa: 16/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 27/11/2021

Data da publicação: 27/11/2023

Referência: Braga, M. E. M. A QUALIDADE NO SERVIÇO DE SAÚDE UM ESTUDO DE CASO EM UM PSF LOCALIZADO NO CENTRO-OESTE DE MG. 2021. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este trabalho objetiva descrever como é realizada a gestão da qualidade em um PSF. Seus objetivos específicos são a) analisar a função dos gestores, levando em conta a gestão da qualidade b) sugerir com propósitos acadêmicos as ferramentas de qualidade nos processos organizacionais e c) averiguar de que maneira articulam a qualidade nos serviços prestados. O referencial teórico aborda os seguintes temas Gestão da Qualidade e a qualidade no serviço público de saúde Serviço público no Brasil e as Ferramentas de Qualidade. Para concretizar os objetivos, foram realizadas entrevistas com a coordenação desse PSF para identificar como a coordenação do pronto socorro incorpora a qualidade no contexto da gestão da saúde pública. Concluiu-se que a coordenação do PSF se preocupa com a expectativa do usuário, mas não há preocupação com a utilização das ferramentas de qualidade para que haja melhoria dos processos organizacionais. A pesquisa aponta para a necessidade de que sejam promovidos incrementos no atendimento ao usuário, bem como permitiu identificar erros de atendimento e a influência na tomada de decisão diante de alguns problemas encontrados no setor de saúde como um todo. Para que isso ocorra, a coordenação precisa estender o seu olhar ao usuário, para que o serviço de saúde oferecido atenda às suas expectativas.

Abstract: This work aims to describe how quality management is performed in a PSF. Its specific objectives are a) to analyze the role of managers, taking into account quality management b) suggest for academic purposes the quality tools in organizational processes and c) to find out how they articulate the quality of the services provided. The theoretical framework addresses the following themes Quality Management and quality in the public health service Public Service in Brazil and Quality Tools. To achieve the objectives, interviews were carried out with the coordination of this PSF to identify how the coordination of the emergency room incorporates quality in the context of public health management. It was concluded that the PSF coordination is concerned with the users expectations, but there is no concern with the use of quality tools to improve organizational processes. The research points to the need to promote increments in user service, as well as allowing the identification of service errors and the influence on decision making in face of some problems found in the health sector. For this to happen, the coordination needs to extend its gaze to the user, so that the health service offered meets their expectations.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20211201710959

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Maria Eduarda Machado Braga e Universidade Federal de Lavras

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