Título: TRABALHADORES-ESTUDANTES E O DESAFIO DA PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Autoria de: Felipe Rodrigues Teixeira
Orientação de: Nathalia de Fatima Joaquim
Presidente da banca: Nathalia de Fátima Joaquim
Primeiro membro da banca: Paula Pereira de Alvarenga
Palavras-chaves: Trabalhadores, estudantes, permanência, dificuldade, barreiras
Data da defesa: 17/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 27/11/2021
Data da publicação: 27/11/2021
Referência: Teixeira, F. R. TRABALHADORES-ESTUDANTES E O DESAFIO DA PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. 2021. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Trabalhadoresestudantes são pessoas que necessitam de seu trabalho para continuarem estudando. De acordo com dados obtidos da universidade, pessoas que compõem essa classe social enfrentam dificuldades diárias. A pesquisa busca identificar os desafios que esses indivíduos enfrentam para se manterem no ensino superior. As entrevista abordaram questões ligadas as estratégias adotas por eles para se manterem na instituição, quais empecilhos enfrentaram para adentrar no ensino superior, os motivos que fizeram com que tivessem o desejo iniciar uma jornada acadêmica e também sobre o capital cultural e sua relevância para entrar e permanecer no curso. Estudantestrabalhadores também participaram da pesquisa para auxiliar na comparação dos tipos de rotinas vivenciados por ambos os grupos. A natureza desta pesquisa é qualitativa e a mesma se caracteriza como um estudo de caso. Os participantes foram escolhidos de forma aleatória, apenas respeitando a premissa de que deviam ser graduandos do curso de administração pública e também trabalhassem. A análise de dados comprova as adversidades vividas pelos entrevistados e principalmente pelos trabalhadoresestudantes, que apresentaram vulnerabilidade social, diferentemente do outro grupo composto por pessoas que podem conciliar mais facilmente a rotina entre estudo e trabalho, devido as melhores condições de vida. Pôde-se concluir que os trabalhadoresestudantes enfrentam adversidades como, escassez de tempo para dedicar aos estudos fora da universidade, riscos ligados à locomoção até a instituição, cansaço físico e metal, e outras que são colocadas em questão ao longo do trabalho. Espera-se que esta pesquisa possa auxiliar em novas propostas para os cursos noturnos.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53820
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Felipe Rodrigues Teixeira e Universidade Federal de Lavras
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