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Título: TRABALHADORES-ESTUDANTES E O DESAFIO DA PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autoria de: Felipe Rodrigues Teixeira

Orientação de: Nathalia de Fatima Joaquim

Presidente da banca: Nathalia de Fátima Joaquim

Primeiro membro da banca: Paula Pereira de Alvarenga

Palavras-chaves: Trabalhadores, estudantes, permanência, dificuldade, barreiras

Data da defesa: 17/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 27/11/2021

Data da publicação: 27/11/2021

Referência: Teixeira, F. R. TRABALHADORES-ESTUDANTES E O DESAFIO DA PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. 2021. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Trabalhadoresestudantes são pessoas que necessitam de seu trabalho para continuarem estudando. De acordo com dados obtidos da universidade, pessoas que compõem essa classe social enfrentam dificuldades diárias. A pesquisa busca identificar os desafios que esses indivíduos enfrentam para se manterem no ensino superior. As entrevista abordaram questões ligadas as estratégias adotas por eles para se manterem na instituição, quais empecilhos enfrentaram para adentrar no ensino superior, os motivos que fizeram com que tivessem o desejo iniciar uma jornada acadêmica e também sobre o capital cultural e sua relevância para entrar e permanecer no curso. Estudantestrabalhadores também participaram da pesquisa para auxiliar na comparação dos tipos de rotinas vivenciados por ambos os grupos. A natureza desta pesquisa é qualitativa e a mesma se caracteriza como um estudo de caso. Os participantes foram escolhidos de forma aleatória, apenas respeitando a premissa de que deviam ser graduandos do curso de administração pública e também trabalhassem. A análise de dados comprova as adversidades vividas pelos entrevistados e principalmente pelos trabalhadoresestudantes, que apresentaram vulnerabilidade social, diferentemente do outro grupo composto por pessoas que podem conciliar mais facilmente a rotina entre estudo e trabalho, devido as melhores condições de vida. Pôde-se concluir que os trabalhadoresestudantes enfrentam adversidades como, escassez de tempo para dedicar aos estudos fora da universidade, riscos ligados à locomoção até a instituição, cansaço físico e metal, e outras que são colocadas em questão ao longo do trabalho. Espera-se que esta pesquisa possa auxiliar em novas propostas para os cursos noturnos.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20211201710952

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53820

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Felipe Rodrigues Teixeira e Universidade Federal de Lavras

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