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Título: UNIVERSIDADES PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS E DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Título alternativo: PUBLIC UNIVERSITIES AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT THE CASE OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF LAVRAS AND THE FEDERAL UNIVERSITY OF VALE DO SÃO FRANCISCO

Autoria de: Michele Aparecida Elizeu da Silva

Orientação de: Jose de Arimateia Dias Valadao

Presidente da banca: José de Arimatéia Dias Valadão

Primeiro membro da banca: Lilia Paula Andrade

Palavras-chaves: DESENVOLVIMENTO, SUSTENTABILIDADE, UNIVERSIDADES, SUSTENTÁVEL, PLANEJAMENTO

Data da defesa: 23/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 06/12/2021

Data da publicação: 06/12/2021

Referência: Silva, M. A. E. d. UNIVERSIDADES PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS E DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. 2021. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O desenvolvimento sustentável é um tema que está cada vez mais presente nas discussões devido às transformações do homem para com a natureza, que tem ocorrido de maneira predatória. Tais discussões envolvem os centros de pesquisas e as universidades, que são precursoras da produção científica. Nesse sentido, duas universidades têm obtido destaque acerca da gestão interna ligada à sustentabilidade. Essas universidades são a Universidade Federal de Lavras (UFLA), localizada no sudeste de MG e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), localizada na região nordeste do país. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar como as referidas universidades têm tratado a questão do desenvolvimento sustentável. A metodologia utilizada comportou a análise do planejamento de desenvolvimento institucional (PDI), a análise de notícias institucionais nos portais oficiais das universidades e entrevistas com docentes. Dessa forma, verificou-se que uma das universidades seguiu as diretrizes do governo federal para o desenvolvimento sustentável, enquanto a outra se baseia nas diretrizes da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) para o tripé universitário. Observouse, ainda, que ambas universidades direcionam inúmeras notícias institucionais para a comunidade acadêmica, a fim de conscientizar e informar seus usuários sobre o desenvolvimento sustentável, além de promover eventos relacionados à extensão universitária. Por fim, observou-se que as universidades têm incorporado atitudes sustentáveis ao meio acadêmico, transformando a cultura organizacional das instituições.

Abstract: Sustainable development is a theme that is increasingly present in discussions due to the transformations between man and nature, which have occurred in a predatory way. Such discussions involve research centers and universities, which are precursors of scientific production. In this sense, two universities have gained prominence regarding internal management linked to sustainability. These universities are the Federal University of Lavras (UFLA), located in the southeast of MG, and the Federal University of Vale do São Francisco (UNIVASF), located in the northeast region of the country. Thus, the aim of this study was to identify how these universities have addressed the issue of sustainable development. The methodology used included the analysis of institutional development planning (PDI), the analysis of institutional news on official university portals and interviews with professors. Thus, it was found that one of the universities followed the guidelines of the federal government for sustainable development, while the other is based on the guidelines of the Environmental Agenda of Public Administration (A3P) for the university tripod. It was also observed that both universities direct numerous institutional news to the academic community, in order to raise awareness and inform their users about sustainable development, in addition to promoting events related to university extension. Finally, it was observed that universities have incorporated sustainable attitudes into the academic environment, transforming the organizational culture of institutions.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20211201520918

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54090

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Michele Aparecida Elizeu da Silva e Universidade Federal de Lavras

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