Título: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER UMA ANÁLISE ACERCA DA ATUAÇÃO DO ESTADO A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DO MUNICÍPIO DE LAVRAS-MG
Autoria de: Helena Carvalho Silva
Orientação de: Camila Maria Risso Sales
Presidente da banca: Camila Maria Risso Sales
Primeiro membro da banca: Gustavo Costa de Souza
Segundo membro da banca: Juliana Anacleto dos Santos
Palavras-chaves: Violência doméstica e familiar, patriarcado, movimentos feministas, atuação do Estado, articulação da rede.
Data da defesa: 07/04/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 10/05/2021
Data da publicação: 10/05/2021
Referência: Silva, H. C. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER UMA ANÁLISE ACERCA DA ATUAÇÃO DO ESTADO A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DO MUNICÍPIO DE LAVRAS-MG. 2021. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O século XX foi um período marcado pelas lutas dos movimentos feministas em busca dos direitos das mulheres e igualdade entre os gêneros. Atualmente, a sociedade colhe frutos dessas conquistas, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido e um grande obstáculo para alcançar a plena igualdade de gênero no Brasil a violência doméstica e familiar contra a mulher. A existência de legislações e órgãos oficiais para proteção às vítimas de violência doméstica se torna falha se não houver eficiência em suas funções e o investimento necessário do Estado em políticas de assistência e apoio às mulheres. Este problema social é fortemente presente e naturalizado no país, atravessando todos os níveis da sociedade brasileira. A partir dessa premissa, o presente trabalho tem como objetivo compreender a atuação do Estado brasileiro frente à violência de gênero, a partir de uma perspectiva local dos profissionais do município de Lavras-MG. O estudo de campo desenvolvido busca explorar a articulação da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e demonstrar como ela se configura no município do sul de Minas Gerais. O enfrentamento e combate à violência doméstica é de responsabilidade do Poder Público e, consequentemente, de todos os órgãos públicos e profissionais envolvidos nele. Sendo assim, é preciso que haja maior entendimento e preparo destes sobre o funcionamento e os limites de atuação dos atores sociais para que a intervenção do Estado, a partir de uma articulação consolidada da rede, seja mais eficiente.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47078
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Helena Carvalho Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo