Título: TEORIA DO CONTEXTO UMA ANÁLISE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS.
Título alternativo: CONTEXT THEORY AN ANALYSIS OF THE SECRETARY OF EDUCATION OF A MUNICIPALITY IN THE SOUTH OF MINAS GERAIS.
Autoria de: Milena Carvalho Ferreira
Orientação de: Daniela Meirelles Andrade
Presidente da banca: Daniela Meirelles Andrade
Primeiro membro da banca: Priscilla Oliveira Nascimento
Segundo membro da banca: Monique Scalco Soares Siqueira
Palavras-chaves: Empreendedorismo, Público, Contexto, Gestão, Educação
Data da defesa: 30/03/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 21/06/2021
Data da publicação: 21/06/2021
Referência: Ferreira, M. C. TEORIA DO CONTEXTO UMA ANÁLISE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS.. 2021. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O Trabalho fará a análise de ações empreendedoras no setor público, por meio da Teoria do Contexto onde o objeto de estudo é o setor de educação, mais especificamente a secretaria de educação e as escolas municipais de um município localizado no sul de Minas Gerais. Para isso, foi feita uma análise de seis escolas da rede pública municipal, de maneira que os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada aplicada para os Coordenadores pedagógicos da Secretaria de Educação, Diretores, Supervisores e Professores. Os dados obtidos foram analisados segundo a Teoria do Contexto, a qual pode ser compreendida por meio das seguintes categorias Quem, Onde, Quando, Como e Por quê. Desta forma, constatou-se que as os empreendimentos existentes na rede do município são relevantes para o ensino, porém existem algumas falhas que precisam ser repensadas, para que assim, se alcance uma educação de qualidade e que de fato atenda o contexto social dos alunos. Portanto, a pesquisa possibilitou compreender a percepção dos gestores das escolas acerca das ações empreendedoras identificadas no contexto da secretaria de educação.
Abstract: The work will analyze entrepreneurial actions in the public sector, through the Context Theory, where the object of study is the education sector, more specifically the education department and municipal schools in a municipality located in the south of Minas Gerais. For this, an analysis of six schools in the municipal public network was carried out, so that the data were obtained through semi-structured interviews applied to the Pedagogical Coordinators of the Department of Education, Directors, Supervisors and Teachers. The data obtained were analyzed according to the Context Theory, which can be understood through the following categories Who, Where, When, How and Why. Thus, it was found that the existing enterprises in the citys network are relevant for teaching, but there are some flaws that need to be rethought, so that quality education can be achieved that actually meets the social context of students . Therefore, the research made it possible to understand the perception of school managers about t
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47131
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Milena Carvalho Ferreira e Universidade Federal de Lavras
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