Título: A GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES ESTUDO COMPARATIVO ENTRE FINTECHS E BANCOS PÚBLICOS
Título alternativo: PEOPLE MANAGEMENT IN ORGANIZATIONS A COMPARATIVE STUDY BETWEEN FINTECHS AND PUBLICS BANKS
Autoria de: Isabela Oliveira Dias
Orientação de: Elisa Reis Guimaraes
Presidente da banca: Elisa Reis Guimarães
Primeiro membro da banca: Nathalia de Fatima Joaquim
Segundo membro da banca: Janderson Martins Vaz
Palavras-chaves: Fintechs, Bancos Públicos, Gestão de pessoas, Estratégias, Talentos.
Data da defesa: 01/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 17/06/2021
Data da publicação: 17/06/2021
Referência: Dias, I. O. A GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES ESTUDO COMPARATIVO ENTRE FINTECHS E BANCOS PÚBLICOS. 2021. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Em resposta à crescente competitividade de mercado entre as empresas, nota-se o surgimento da necessidade de definição de novas estratégias visando destaque entre os concorrentes comerciais. Com essa mentalidade, o empreendedorismo começa a ser discutido nas pautas empresariais, objetivando explorar diferentes modalidades de mercado, tendo em vista a consequente visibilidade gerada no caráter inovador dos novos moldes de negócios. Nessa perspectiva, surgem as startups, novas tendências de mercado pautadas no empreendedorismo e inovação. Ainda, dentre as categorias de startups, destacam-se as fintechs, instituições financeiras que ofertam serviços bancários aplicando tecnologia de ponta e administração moderna, resultando em uma prestação de serviços com maior agilidade e menor custo. Além disso, com as mudanças de mercado e também com o objetivo de responder à competitividade, o olhar estratégico das instituições se voltou para o recurso humano da organização, entendendo que o desempenho e o bem-estar dos colaboradores são partes fundamentais para o sucesso da organização. Desse modo, pretendeu-se, neste trabalho, identificar as estratégias de captação, retenção e desenvolvimento de talentos utilizadas por algumas fintechs e bancos públicos, de forma a fazer um comparativo entre elas, dadas as distinções pública e privada das organizações em questão. Para isso, a pesquisa utilizou-se da metodologia qualitativa e exploratória, através da revisão sistemática de literatura e análise de conteúdo qualitativa e categorial, de grade aberta, contendo três categorias estabelecidas a priori, sendo elas a) captação b) retenção e c) desenvolvimento de talentos. Ainda, foi necessária a utilização de literatura cinzenta, em vista da baixa quantidade de trabalhos que dissertem sobre o tema nos dias atuais. Com a finalidade de atingir o êxito desse propósito, foram abordadas algumas conceituações importantes, como a diferenciação entre as fintechs e os bancos tradicionais, bem como a gestão de pessoas numa perspectiva macro, através da demonstração da linha do tempo dessa temática, de forma a fazer uma contextualização para chegar ao objetivo do trabalho. Ao longo da discussão dos resultados, foram apontadas as ferramentas e metodologias utilizadas dentro de cada perspectiva estratégica analisada, abordando o perfil dos processos de recrutamento e seleção, premiações do sistema de recompensas, funcionamento do plano de carreira, aplicação dos treinamentos para desenvolvimento e critérios da avaliação de desempenho. Por fim, procedeu-se à elaboração de conclusões sobre o estudo da questão previamente levantada, apontando propostas de melhoria em virtude dos gargalos encontrados durante o desenvolvimento do trabalho. Espera-se que a pesquisa e as informações aqui colocadas possam prover insumos e inspirar os novos trabalhos dessa temática, visando à resolução das limitações aqui encontradas.
Abstract: In response to the growing market competitiveness among companies, there is a growing need to define new strategies in order to stand out among commercial competitors. With this mentality, entrepreneurship begins to be discussed in business agendas, aiming to explore different market modalities, in view of the consequent visibility generated in the innovative character of the new business models. From this perspective, startups emerge, new market trends based on entrepreneurship and innovation. Still, among the categories of startups, fintechs stand out, financial institutions that offer banking services using cutting-edge technology and modern administration, resulting in a more agile and less costly service provision. In addition, with market changes and also with the objective of responding to competitiveness, the institutions strategic gaze turned to the organizations human resources, understanding that the performance and well-being of employees are fundamental parts for the organizations success. Thus, the aim of this work was to identify the strategies for attracting, retaining and developing talents used by some fintechs and public banks, in order to make a comparison between them, given the public and private distinctions of the organizations in question. For this, the research used a qualitative and exploratory methodology, through systematic literature review and analysis of qualitative and categorical content, with an open grid, containing three categories established a priori, namely a) capture b) retention and c) talent development. Still, it was necessary to use gray literature, in view of the low amount of works that talk about the subject nowadays. In order to achieve the success of this purpose, some important concepts were addressed, such as the differentiation between fintechs and traditional banks, as well as people management in a macro perspective, through the demonstration of the timeline of this theme, in order to make a contextualization to reach the objective of the work. During the discussion of the results, the tools and methodologies used within each analyzed strategic perspective were pointed out, addressing the profile of the recruitment and selection processes, awards of the reward system, career plan operation, application of training for development and criteria of performance evaluation. Finally, conclusions were drawn up on the study of the issue previously raised, pointing out proposals for improvement due to the bottlenecks found during the development of the work. It is hoped that the research and information presented here can provide inputs and inspire new work on this theme, aiming at solving the limitations found here.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47080
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Isabela Oliveira Dias e Universidade Federal de Lavras
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