Título: A RELAÇÃO DO TRANCAMENTO ESCOLAR E A VULNERABILIDADE SOCIECONÔMICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NO SUL DE MINAS GERAIS
Título alternativo: THE RELATIONSHIP OF SCHOOL TRANSACTION AND SOCIOECONOMIC VULNERABILITY IN A TEACHING INSTITUTION IN SOUTHERN MINAS GERAIS
Autoria de: Adrielle Cristina de Paiva Marques Ferreira
Orientação de: Nathalia de Fatima Joaquim
Presidente da banca: Nathalia de Fátima Joaquim
Primeiro membro da banca: Paula Pereira de Alvarenga
Palavras-chaves: Permanência, Vulnerabilidade Socioeconômica, Trancamento de matrículas, Ensino Superior, Bourdieu
Data da defesa: 18/12/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 18/01/2021
Data da publicação: 18/01/2021
Referência: Ferreira, A. C. d. P. M. A RELAÇÃO DO TRANCAMENTO ESCOLAR E A VULNERABILIDADE SOCIECONÔMICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NO SUL DE MINAS GERAIS . 2021. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente trabalho visou analisar a relação entre o trancamento de matrículas e a situação de vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes em uma instituição de ensino no Sul de Minas Gerais. Buscando entender quais são os motivos que levam esses alunos a efetuarem o trancamento, quais desafios enfrentam para permanecer na universidade, como foi o processo de construção do capital cultural desses alunos e como isso influencia em sua permanência, além de analisar o processo da reprodução e violência simbólica com embasamento teórico em Bourdieu e Passeron. A metodologia do trabalho se deu por meio de entrevistas com questionários semiestruturados, sendo utilizado o método bola de neve para chegar até os entrevistados. Para analisar os dados foi utilizado a análise de conteúdo com categorias de análise estabelecidas a partir dos temas abordados no referencial teórico. A partir das entrevistas realizadas com os alunos em situação de vulnerabilidade econômica foi possível identificar que diversos são os motivos que levam os alunos ao trancamento, mas em sua maioria os determinantes são financeiros e psicológicos. O processo de reprodução e violência simbólica também influenciam, uma vez que os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, estão dentro de uma instituição de ensino que ainda reproduz o discurso do dominante. Dessa forma, muitos alunos passam pelo processo de violência simbólica e muitos nem se dão conta que isso está acontecendo. Além disso, o capital cultural desses alunos também influencia em sua permanência, por não terem muito acesso por conta das condições financeiras. Todos esses processos constituem como barreiras para esses alunos permanecerem no Ensino Superior.
Abstract: The present study aimed to analyze the relationship between the locking of enrollments and the situation of socioeconomic vulnerability of students in an educational institution in the south of Minas Gerais. Seeking to understand what are the reasons that lead these students to lock up, what challenges they face to stay at the university, how was the process of building the cultural capital of these students and how it influences their permanence, besides analyzing the process of reproduction and symbolic violence with theoretical foundation in Bourdieu and Passeron. The methodology of the work was through identification with semi-structured questionnaires, using the snowball method to reach the interviewees. To analyze the data a content analysis was used with categories of analysis based on themes in the theoretical framework. From the interviews with students in a situation of economic vulnerability, it was possible to identify that there are several reasons that lead students to lock up, but most of the determinants are the financial and psychological. The reproduction process and symbolic violence also influence, since students in a situation of socioeconomic vulnerability, are within an educational institution that still reproduces the dominant discourse. Thus, many students go through the process of symbolic violence and many do not even realize that this is happening. In addition, the cultural capital of these students also influences their permanence, as they do not have much access due to financial conditions. All of these processes defined as barriers for these students will remain in Higher Education.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47077
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Adrielle Cristina de Paiva Marques Ferreira e Universidade Federal de Lavras
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