Título: TECNOLOGIAS SOCIAIS DE GESTÃO DA ÁGUA NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO UMA ANÁLISE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
Autoria de: Ester de Sousa Santos
Orientação de: Jose de Arimateia Dias Valadao
Presidente da banca: José de Arimatéia Dias Valadão
Primeiro membro da banca: Daniela Rodrigues Borba Valadão
Palavras-chaves: Tecnologias Sociais, Desenvolvimento sustentável, Gestão da água, Pesquisa-extensão, UNIVASF.
Data da defesa: 09/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 30/06/2021
Data da publicação: 30/06/2021
Referência: Santos, E. d. S. TECNOLOGIAS SOCIAIS DE GESTÃO DA ÁGUA NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO UMA ANÁLISE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. 2021. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de analisar as relações entre Tecnologias Sociais (TS) e o desenvolvimento sustentável e, acima de tudo, como elas são desenvolvidas eou aplicadas no espaço universitário, em especial, na gestão da água. Para tanto, elegeu-se a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), primeira instituição federal criada no interior do Semiárido brasileiro, a fim de refletir como as políticas expressas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) se materializam na sociedade acadêmica e, consequentemente, se estendem a sociedade local. Dentre as ações apresentadas no plano, destacou-se as que se dedicam ao tripé constitutivo ensino, pesquisa e extensão, buscando ponderar sobre como o trabalho científico-tecnológico é capaz de promover o desenvolvimento sustentável e o incentivo à produção de Tecnologias Sociais. Ancorou-se, especialmente, no referencial teórico-epistemológico de estudiosos como Dagnino (20042009 2014) Novaes e Dias (2009) Thomas (2009) Jacobi e Grandissoli (2017) Tucci, Hespanhol e Cordeiro Netto (2001), entre outros autores. Além da investigação documental, o corpus do presente trabalho é constituído por entrevistas semiestruturadas, que buscaram investigar como essas ações são desempenhadas no âmbito prático, dentro e fora do espaço universitário. Cabe ressaltar, que a pesquisa foi ancorada em uma perspectiva descritiva-qualitativa e buscou traçar um parecer histórico-social sobre o surgimento da TS no Brasil e como sua orientação voltou-se para a resolução de problemas sociais, ambientais e o desenvolvimento sustentável. Dimensiona-se, que tais reflexões se fundamentam na relevância de se ponderar sobre como o intenso processo de urbanização das últimas décadas, agravado pela desigualdade social e pela falta de manejo e uso sustentável da água, podem refletir na sociedade em que vivemos. Em síntese, espera-se que as discussões iniciais empreendidas no presente trabalho suscitem reflexões acerca da correlação positiva entre as perspectivas que fundamentam a TS, o desenvolvimento social e sustentável. Portanto, propor tais reflexões possibilitam o senso de responsabilidade, seja em nível macro, institucionalcoletivo, seja em nível micro, individual.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47248
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ester de Sousa Santos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo