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Título: A RELEVÂNCIA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERMANÊNCIA DAS CLASSES POPULARES EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

Título alternativo: THE RELEVANCE OF STUDENT ASSISTANCE IN THE STAY OF POPULAR CLASSES IN A BRAZILIAN PUBLIC UNIVERSITY

Autoria de: Matheus Resende Furtado

Orientação de: Nathalia de Fatima Joaquim

Presidente da banca: Nathália de Fátima Joaquim

Primeiro membro da banca: Paula Pereira de Alvarenga

Palavras-chaves: ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, AÇÃO AFIRMATIVA, PRECONCEITO, CAPITAL CULTURAL, PERMANÊNCIA

Data da defesa: 25/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 03/09/2020

Data da publicação: 03/09/2020

Referência: Furtado, M. R. A RELEVÂNCIA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERMANÊNCIA DAS CLASSES POPULARES EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA. 2020. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Este estudo buscou compreender a importância da política de Assistência Estudantil para a permanência dos estudantes considerados vulneráveis socioeconomicamente em uma Universidade Pública brasileira tendo como foco, analisar a situação dos estudantes que moram no alojamento estudantil. Para fundamentar o estudo, o referencial teórico foi organizado em quatro tópicos principais, o sistema de ensino e o capital cultural, políticas públicas de ação afirmativa, preconceito e discriminação e por fim, a política de Assistência Estudantil e a permanência. Vale ressaltar que, ao longo do referencial, tem-se como centro da discussão os estudos e pesquisas de Bourdieu e Passeron (2008). Para obtenção dos dados, foram aplicados questionários semiestruturados para cem moradores do alojamento estudantil da Universidade sendo os resultados, analisados através da técnica de análise de conteúdo. Por fim, como resultados do estudo, foi identificada a importância que a Assistência Estudantil exerce sob a permanência de seus usuários sendo um fator decisivo e fundamental para que os mesmos tenham condições de concluir o curso superior. Porém, os estudantes apontaram que enfrentam muitas outras dores para permanecer na Universidade, como por exemplo, o valor defasado das bolsas, a situação das moradias estudantis, a alta carga de pressão, preconceito e discriminação sofrida por eles e que acarreta em problemas como ansiedade e depressão. Assim, consideradas essas dores, os alunos destacaram também pontos de melhoria tais como, aumento do valor distribuído com as bolsas, melhorias no alojamento estudantil, oferta de refeições gratuitas para o público alvo da Assistência Estudantil e, oferta de maior apoio pedagógico bem como, abertura de espações para que esses problemas sejam ouvidos pela comunidade acadêmica.

Abstract: This study sought to understand the importance of the Student Assistance policy for the permanence of students considered socioeconomically vulnerable in a Brazilian Public University, focusing on analyzing the situation of students living in student accommodation. To support the study, the theoretical framework was organized into four main topics, the education system and cultural capital, public policies for affirmative action, prejudice and discrimination and finally, the Student Assistance policy and permanence. It is worth mentioning that, throughout the framework, Bourdieu and Passerons (2008) studies and research are at the center of the discussion. To obtain the data, semi-structured questionnaires were applied to one hundred residents of the Universitys student accommodation, the results of which were analyzed using the content analysis technique. Finally, as a result of the study, it was identified the importance that Student Assistance exercises under the permanence of its users, being a decisive and fundamental factor for them to be able to complete the higher education course. However, the students pointed out that they face many other pains to stay at the University, for example, the outdated value of the scholarships, the situation of student housing, the high pressure load, prejudice and discrimination suffered by them and which causes problems such as anxiety and depression. Thus, considering these pains, the students also highlighted points of improvement such as, increased value distributed with the scholarships, improvements in student accommodation, offering free meals for the target audience of Student Assistance, and offering greater pedagogical support as well as, opening of spaces for these problems to be heard by the academic community.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20201201610370

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45133

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Matheus Resende Furtado e Universidade Federal de Lavras

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