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Título: DIFICULDADES DE PERMANÊNCIA PERCEBIDAS PELOS ESTUDANTES NEGROS DOS CURSOS DE MEDICINA, DIREITO E ENGENHARIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DE MINAS GERAIS

Título alternativo: PERMANENCE DIFFICULTIES PERCEIVED BY THE BLACK STUDENTS OF MEDICAL, LAW AND ENGINEERING COURSES OF A FEDERAL INSTITUTION OF HIGHER EDUCATION OF THE SOUTH OF MINAS GERAIS

Autoria de: Marinna Ribeiro Galvão

Orientação de: Nathalia de Fatima Joaquim

Presidente da banca: Nathália de Fátima Joaquim

Primeiro membro da banca: Paula Pereira Alvarenga

Palavras-chaves: acesso, cotas, permanência, permanência material, permanência simbólica

Data da defesa: 24/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 03/09/2020

Data da publicação: 03/09/2020

Referência: Galvão, M. R. DIFICULDADES DE PERMANÊNCIA PERCEBIDAS PELOS ESTUDANTES NEGROS DOS CURSOS DE MEDICINA, DIREITO E ENGENHARIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DE MINAS GERAIS. 2020. 93 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: A população negra, que é a parcela mais pobre da sociedade brasileira, tem rendimento mensal domiciliar per capita inferior ao da população branca. A primeira tem de lidar com sua condição econômica e sua origem étnico-racial, que é fonte de discriminação social no país. No Brasil, introduziram-se propostas normativas e leis que permitiram às pessoas negras maiores condições de acessar as universidades públicas brasileiras. O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) se propunha a dobrar as vagas na rede federal de ensino superior. Neste contexto, os negros, excluídos da academia, passaram a estar presentes a partir da Lei nº 12.7112012. Acesso dado à universidade, pretos e pardos têm dificuldades de permanência material e simbólica. Neste sentido, objetiva-se identificar as dificuldades de permanência percebidas pelos estudantes negros dos cursos de medicina, direito e engenharia de uma Instituição Federal de Ensino Superior do Sul de Minas Gerais. Nos cursos de medicina, direito e engenharia, a participação dos negros é inferior à sua representação da população geral. Tendo em vista o objetivo, a pesquisa é qualitativa e se caracteriza como um estudo de caso. Estudantes negros dos cursos de medicina, direito e engenharia foram acidentalmente escolhidos para serem entrevistados. Para tanto, utilizou-se do método bola de neve, onde participantes iniciais indicam outros. As entrevistas abrangeram aspectos da permanência material e da permanência simbólica. A seção de análise dos dados evidencia as dificuldades de permanência material e simbólica dos sujeitos deste estudo. Nos cursos de medicina e engenharia, a maioria dos estudantes se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Ao todo, pouco mais da metade dos entrevistados tem a dificuldade financeira como um desafio à permanência no ensino superior. A partir das entrevistas, percebeu-se a ocorrência de discriminações e violências para com os entrevistados desta pesquisa. Assim, além dos mecanismos de permanência material, é essencial que a instituição crie condições para que os estudantes negros permaneçam simbolicamente neste espaço que lhes é hostil e concluam os seus cursos.

Abstract: The black population, which is the poorest portion of brazilian society, has a monthly household income per capita lower than that of the white population. The first has to deal with its economic condition and its ethnic-racial origin, which is a source of social discrimination in the country. In Brazil, normative proposals and laws were introduced that allowed black people to be better able to access brazilian public universities. The Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) proposed to double the vacancies in the federal higher education system. In this context, blacks, excluded from the academy, started to be present from Law nº 12.7112012. Access given to the university, blacks and browns have difficulties to remain material and symbolic. In this sense, the objective is to identify the difficulties of permanence perceived by black students in medicine, law and engineering courses at a Federal Institution of Higher Education in the South of Minas Gerais. In medical, law and engineering courses, black participation is lower than their representation of the general population. In view of the objective, the research is qualitative and is characterized as a case study. Black students from medical, law and engineering courses were accidentally chosen to be interviewed. For this, the snowball method was used, where initial participants indicate others. The interviews covered aspects of material permanence and symbolic permanence. The data analysis section highlights the difficulties of material and symbolic permanence of the subjects in this study. In medical and engineering courses, most students are in a situation of socioeconomic vulnerability. In all, just over half of the interviewees have financial difficulties as a challenge to stay in higher education. From the interviews, it was noticed the occurrence of discrimination and violence towards the interviewees of this research. Thus, in addition to the mechanisms of material permanence, it is essential that the institution creates conditions for black students to remain symbolically in this space that is hostile to them and conclude their courses.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20201201610355

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45145

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Marinna Ribeiro Galvão e Universidade Federal de Lavras

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