Título: Endividamento Publico a lei de responsabilidade fiscal (LRF) e os impactos no endividamento dos municípios da microrregião de Pouso Alegre
Autoria de: Felippe Danilo Titimura
Orientação de: Janderson Martins Vaz
Presidente da banca: Janderson Martins Vaz
Primeiro membro da banca: Cledison Carlos de Oliveira
Palavras-chaves: administração, pública, endividamento, dívida, município.
Data da defesa: 31/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 09/09/2020
Data da publicação: 09/09/2020
Referência: Titimura, F. D. Endividamento Publico a lei de responsabilidade fiscal (LRF) e os impactos no endividamento dos municípios da microrregião de Pouso Alegre . 2020. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: O conteúdo deste trabalho trata o endividamento público, considerando a situação das finanças públicas que o país vem enfrentando ao longo dos últimos anos. Dentro desse contexto, surgiu a oportunidade de verificar o endividamento de dezenove municípios da microrregião de Pouso Alegre, MG, antes, e após a implementação da ????????????????????????????????Lei de Responsabilidade Fiscal????????????????????????????????, no que diz respeito ao cumprimento dos limites e sua influência no endividamento municipal. Além disso, o presente estudo buscou identificar se existem padrões de comportamento do endividamento desses municípios. Buscou-se também, analisar qual a influência da LRF nas finanças desses municípios confrontando os dados antes de depois da lei, e posteriormente examinar o confronto de dados entre esses dois períodos. A metodologia utilizada integra-se do delineamento de pesquisa, de cunho quantitativo, cujos objetivos se caracterizam como descritiva e explicativa, sendo empregada quanto aos procedimentos a pesquisa documental. Quanto ao objeto de estudo, utilizou-se a amostragem não probabilística e o uso da estatística descritiva para análise dos dados. A coleta de dados foi feita no site do tesouro nacional, utilizando o sistema de Finanças do Brasil, e também no portal da transparência de alguns dos municípios. O período escolhido para análise foi o de 1998 até 2019, sendo que um dos municípios da amostra foi excluído da pesquisa, haja visto a falta de informações financeiras nas fontes citadas. Foram observadas 418 informações considerando o período e o número de municípios. Com isso, obteve-se resultados que indicam que grande parte dos municípios diminuíram o seu nível de endividamento, o que confirma a eficácia da LRF. No entanto, foi percebido um comportamento inverso nos maiores municípios da amostra, ou seja, eles buscaram se endividar após a institucionalização da LRF, cujos motivos desse comportamento não foi profundamente analisado nesse estudo.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45174
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Felippe Danilo Titimura e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo