Título: A VALORAÇÃO DA ÁGUA NO CONTEXTO DO SISTEMA CANTAREIRA UMA AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA COBRANÇA PELO USO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Autoria de: Samuel Guimarães
Orientação de: Rafael Eduardo Chiodi
Presidente da banca: Rafael Eduardo Chiodi
Primeiro membro da banca: Jose de Arimateia Dias Valadao
Palavras-chaves: Sistema Cantareira, Gestão dos Recursos Hídricos, PNRH, Arrecadação, Cobrança
Data da defesa: 27/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 02/09/2020
Data da publicação: 02/09/2022
Referência: Guimarães, S. A VALORAÇÃO DA ÁGUA NO CONTEXTO DO SISTEMA CANTAREIRA UMA AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA COBRANÇA PELO USO DOS RECURSOS HÍDRICOS. 2020. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: O presente trabalho dispõe o propósito de analisar a gestão dos recursos hídricos no Sistema Cantareira, que representa um dos principais setores relacionados ao uso da água, enfatizando os municípios mineiros de Extrema, Camanducaia, Itapeva e Sapucaí Mirim Em paralelo com os municípios Paulistas, observando principalmente os métodos de cobrança e pagamento relativos às entidades que fazem uso do mesmo. Nesse sentido, é argumentado a aplicação do utilitarismo como meio de valoração da água, uma vez que esse método visa quantificar a água em uma visão econômica e aplicar a cobrança a partir dessa mesma observação, utilizando ferramentas da Política Nacional dos Recursos Hídricos. O principal objetivo do trabalho é avaliar os dados relativos ao sistema, mapeando os principais atores na gestão da água, mensurando o que é arrecadado e o que é cobrado de cada um, para então observar as possíveis disfunções consequentes da aplicação desse método, uma vez que há ausência de dados importantes para esse processo, que indicam irregularidades nos pagamentos da cobrança, uma vez que há entidades que pagam mais que outras de forma injusta, salientando também a escassez de dados relativos ao setor rural, que é um âmbito muito importante nessa análise, sendo argumento para debater novas possibilidades referentes ao sistema de gestão dos recursos hídricos.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45187
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Samuel Guimarães e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo