Título: ANÁLISE COMPARATIVA DOS PROCESSOS COLABORATIVOS NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO LOURENÇO E LAVRAS, MINAS GERAIS
Autoria de: Paulo Felletti Junior
Orientação de: Denis Renato de Oliveira
Presidente da banca: Denis Renato de Oliveira
Primeiro membro da banca: Gustavo Costa de Souza
Palavras-chaves: Relações Colaborativas, Publicidade, Representatividade, Participação, Conselhos Gestores
Data da defesa: 03/12/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 12/12/2019
Data da publicação: 12/12/2019
Referência: Junior, P. F. ANÁLISE COMPARATIVA DOS PROCESSOS COLABORATIVOS NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO LOURENÇO E LAVRAS, MINAS GERAIS. 2019. 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Uma das grandes inovações para o exercício do controle social foi a instituição dos Conselhos Gestores como um espaço amplo de participação e construção de políticas públicas setoriais. Embora o caráter colegiado desses órgãos gere dúvidas a respeito de sua efetividade prática, devido, principalmente a cultura de baixa participação social, se torna fundamental compreender os aspectos que facilitam e inibem a aproximação dos cidadãos. Neste sentido o presente trabalho propôs-se a analisar como se manifestam as relações colaborativas no Conselho Municipal de Saúde de São Lourenço, levando em consideração o modelo proposto por Ferolla (2013) e ainda, comparar seus resultados, em termos de discrepâncias e ou similaridades, com os resultados do estudo de Bonagamba (2017) sobre as relações colaborativas presentes no Conselho Municipal de Saúde de Lavras, também em Minas Gerais. O estudo se caracteriza como qualitativo e possui natureza descritiva e foi realizado por meio da análise de documentos e da realização de entrevista semi-estruturada com os componentes do conselho. Como resultado foi possível perceber, além do baixo nível de participação ou envolvimento social, que a atual composição de um dos Conselhos encontrase em situação de desequilíbrio quanto as categorias de representação. Dada a relevância dos processos de colaboração e do papel central que esses órgãos assumem enquanto balizadores do processo de tomada de decisões, se faz necessário buscar o aprimoramento desses instrumentos a fim de alcançar um maior nível de participação popular, assim como, se faz fundamental ampliar os estudos em torno da temática, para municiar Gestores e Conselheiros de diagnósticos mais apurados.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44597
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Paulo Felletti Junior e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo