Título: POLÍTICA NACIONAL SOBRE DROGAS UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS (Caps AD) E EM UMA INSTITUIÇÃO DO TERCEIRO SETOR, LOCALIZADAS EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS
Autoria de: Samara Vilas Boas Fagundes
Orientação de: Gustavo Costa de Souza
Coorientação de: Rafael de Deus Garcia
Presidente da banca: Gustavo Costa de Souza
Primeiro membro da banca: Fernando Nogueira Martins Júnior
Segundo membro da banca: Rafael de Deus Garcia
Terceiro membro da banca: Camila Maria Risso Sales
Palavras-chaves: Drogas, Políticas Públicas, Políticas sobre drogas, PNAD, Proibicionismo
Data da defesa: 06/12/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 15/12/2019
Data da publicação: 15/12/2019
Referência: Fagundes, S. V. B. POLÍTICA NACIONAL SOBRE DROGAS UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS (Caps AD) E EM UMA INSTITUIÇÃO DO TERCEIRO SETOR, LOCALIZADAS EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS. 2019. 104 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: As drogas se tornam merecedoras de intervenções públicas quando aspectos referentes ao tráfico, como mortes e violência, e o uso abusivo de substâncias lícitasilícitas resultam em efeitos colaterais que atingem negativamente a sociedade, tornando-se um problema social. Mediante a isso, as drogas se tornam objetos de políticas públicas, por meio das quais o Estado adquire legitimidade para agir, com o objetivo de inibirdiminuir os efeitos colaterais desse problema. Assim, a Política Nacional sobre Drogas (PNAD) estabelece estratégias para reduzir a oferta e demanda de drogas no país, bem como as práticas de intervenções públicas e privadas para tratamento, recuperação e reinserção de dependentes químicos. Portanto, o questionamento que instiga esta pesquisa é como é executada a PNAD pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e por uma instituição do terceiro setor (IT), no âmbito municipal? O trabalho tem, como objetivo geral, analisar a execução da PNAD, por meio de um estudo de caso no Caps Ad e em uma IT que exerce atividades de acolhimento, tratamento e recuperação de dependentes químicos, em um município de Minas Gerais. Para tanto, estabeleceu-se os seguintes objetivos específicos realizar o delineamento histórico da Política Global e Nacional de controle sobre drogas e analisar como as práticas de intervenções públicas e da sociedade civil, na área de tratamento, recuperação e reinserção de dependentes químicos, contribuem para que as orientações e diretrizes propostas na PNAD sejam alcançadas. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória-descritiva, que utilizou, como procedimentos técnicos, a pesquisa bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso. Para a coleta de dados, realizou-se a observação não participante nas instituições selecionadas, caderno de campo e entrevistas semiestruturadas com os profissionais responsáveis por executar ações referentes à PNAD. Como resultado, identificou-se que as práticas de intervenção pública e da sociedade civil, no âmbito do município analisado, contribuem para que as orientações e diretrizes de tratamento sejam alcançadas, porém, de forma não abrangente. Contudo, compreende-se que o Caps Ad e a IT analisada, ao atuarem isoladamente, possuem limitações na implementação e execução das observações e diretrizes propostas na PNAD, por insuficiência de recursos financeiros eou técnicos. Desta forma, a articulação e cooperação entre estas instituições, políticas de saúde, assistência social, educação e a iniciativa privada, promoverão a intersetorialidade das ações sobre drogas no âmbito municipal. Assim, a intersetorialidade proporcionará a estruturação e fortalecimento de uma rede de assistência e atenção voltada para o uso abusivo eou dependência de álcool e outras drogas, na qual poderão ser implementadas e executadas ações mais abrangentes, eficazes e efetivas para o tratamento, recuperação e reinserção social.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44501
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Samara Vilas Boas Fagundes e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo