Título: DESVENDANDO A CULTURA ORGANIZACIONAL DA EMATER-MG (REGIONAL DE LAVRAS)
Autoria de: Júlia Mirian de Castro Pinheiro
Orientação de: Cleria Donizete da Silva Lourenco
Presidente da banca: Cléria Donizete da Silva Lourenço
Primeiro membro da banca: Dany Flavio Tonelli
Segundo membro da banca: Denis Renato de Oliveira
Palavras-chaves: Organizações públicas, Organizações públicas brasileiras, Empresas públicas, Empresas públicas brasileiras, Cultura organizacional
Data da defesa: 26/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 06/07/2019
Data da publicação: 06/07/2019
Referência: Pinheiro, J. M. d. C. DESVENDANDO A CULTURA ORGANIZACIONAL DA EMATER-MG (REGIONAL DE LAVRAS). 2019. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Vivemos em um mundo globalizado onde as interações sociais ocorrem entre pessoas de diferentes países. Neste contexto, a cultura se apresenta como uma das dimensões fundamentais para compreender os fenômenos sociais e organizacionais. A cultura atua como um modelo coletivo que diferencia os grupos, seus modos de pensar, agir e sentir. Em termos organizacionais, cada organização possui características próprias e elementos culturais como valores, artefatos, símbolos, linguagens e outros que podem diferenciá-las das demais. Neste sentido, o presente trabalho buscou investigar a cultura organizacional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais - EMATER-MG (Regional de Lavras). Como fundamentação teórica, adotou-se a proposta de Fleury (1996) que orienta como desvendar a cultura de uma organização analisando os seguintes elementos histórico das organizações, processo de socialização de novos membros, políticas de recursos humanos, processo de comunicação e organização do processo de trabalho. Partindo disso, foi feita uma pesquisa qualitativa utilizando-se do método etnográfico e da pesquisa documental. Como estratégias de coleta de dados, realizou-se entrevistas individuais e observação participante. Para analisar os dados, optou-se pela técnica da análise de conteúdo, utilizando-se do corpus textual composto por transcrição de entrevistas e anotações do diário de campo. Como reflexo da cultura da empresa, constatou-se a presença de alguns elementos simbólicos que colaboram para a representação da sua cultura organizacional. Encontrou-se a presença de valores como o fortalecimento e manutenção da missão da empresa ações para ampliar a interação entre os colaboradores, ou seja, o fortalecimento da socialização a presença da solidariedade em situações de adversidade a valorização e o reconhecimento pelos profissionais ampliação dos canais de comunicação e o compromisso com o trabalho prestado.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43844
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Júlia Mirian de Castro Pinheiro e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo