Título: O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DO CRAS COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO DE LAVRAS-MG.
Autoria de: Letícia Pereira Fonseca
Orientação de: Dany Flavio Tonelli
Presidente da banca: Dany Flávio Tonelli
Primeiro membro da banca: Nathália de Fátima Joaquim
Segundo membro da banca: José de Arimateia Dias Valadão
Palavras-chaves: Assistência Social, instrumento, IDCRAS, serviços, qualidade
Data da defesa: 25/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 08/07/2019
Data da publicação: 08/07/2019
Referência: Fonseca, L. P. O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DO CRAS COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO DE LAVRAS-MG.. 2019. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: A Política Nacional de Assistência Social tem sido transformada a cada ano, uma vez que a mesma é uma política pública nova e que ainda está conquistando o seu espaço no mundo dos direitos e deveres dos cidadãos. Para ser efetiva, a política pública no âmbito da Assistência Social precisa, além de atender as demandas da população, de um feedback daqueles que dela fazem parte. O presente estudo recuperou a história e a atuação da assistência social no munícipio de LavrasMG. O estudo tem como objetivo geral identificar a importância e a utilização do IDRCRAS como instrumento de gestão em 2 (dois) CRAS do município de LavrasMG. A metodologia utilizada para a realização do estudo baseou-se no estudo de caso e as unidades de análise foram dois equipamentos públicos, em questão foram os dois Centros de Referência a Assistência Social ???????????????? CRAS- que são cofinanciados pelo Estado, o CRAS Cruzeiro do Sul e o CRAS COHAB. A coleta de dados se deu por meio da análise de dados fornecidos por órgãos governamentais da Assistência Social roteiros semiestruturados que foram enviados via e-mail aos coordenadores dos CRAS estudados, seguido de um questionário, e ao Gestor Municipal de Assistência Social e da observação não sistemática do funcionamento dos equipamentos públicos. Constatou a carência de recursos para atender à demanda da população na região dos CRAS e as dificuldades em estabelecer um sistema referenciado que possua uma oferta de serviços e benefícios com qualidade. Também foi observado que há possibilidades de interlocução entre a população organizada e o equipamento público estudado e que posteriormente pode-se oferecer melhores serviços e uma assistência social mais efetiva à população do município. Concluiu que há ainda que melhorar o instrumento de gestão ???????????????? IDCRAS- afim de ser mais eficiente na mensuração da qualidade dos serviços prestados.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43885
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Letícia Pereira Fonseca e Universidade Federal de Lavras
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