Título: RESIDÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A FORMULAÇÃO DO PROGRAMA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Autoria de: Larissa Ferreira Rezende
Orientação de: Gustavo Costa de Souza
Presidente da banca: Gustavo Costa de Souza
Primeiro membro da banca: João José Granate de Sá e Melo Marques
Segundo membro da banca: Renato Silverio Campos
Palavras-chaves: Residência Social, Extensão, Monitoramento e Avaliação, Estágio, Políticas Públicas
Data da defesa: 17/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 08/07/2019
Data da publicação: 08/07/2019
Referência: Rezende, L. F. RESIDÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A FORMULAÇÃO DO PROGRAMA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. 2019. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Pretendeu-se, neste trabalho, analisar modelos de Residência Social em andamento nas Universidades, para que seja possível formular a possibilidade de implementação da Residência em Administração Pública na UFLA. Buscou-se demonstrar a importância das atividades de extensão no curso de Administração Pública, assim como a parceria entre poder público e universidade. A pesquisa aborda questões como troca de saberes, comunidades epistêmica e prática, monitoramento e avaliação de programas sociais e a possibilidade de um novo perfil de gestor público, abordando o Campo de Públicas e suas demandas. Essa pesquisa valeu-se dos métodos de pesquisa-ação e exploratória. Com o objetivo de formular um modelo de Residência em Administração Pública para a Universidade Federal de Lavras, definiu-se, primeiramente, conceitos do Campo de Públicas, suas demandas e evoluções, bem como análise do programa ??Mais gestores públicos??, seguido de análise teórica de conceitos relacionados à residência social e à inovação dessa nova metodologia de extensão e pesquisa, como a troca de saberes. Constituíram também objetivos do trabalho analisar os programas já existentes no Brasil e compará-los. Tiveram como método de coleta e análise de dados, realização de entrevistas, com perguntas relacionadas ao tema proposto, com observação direta e a análise documental, empregando-se a análise qualitativa dos dados coletados. Procedeu-se, por fim, à análise do Regimento da Residência em Políticas Públicas da Universidade de Brasília, através da metodologia de análise de conteúdo, para que pudesse ser sugerida e elaborada a minuta de regimento para o programa na UFLA. Esse estudo permitiu a ampliação do conhecimento teórico sobre o tema, além do conhecimento da importância desse programa para o desenvolvimento local. Espera-se que este trabalho auxilie na implementação da Residência em Administração Pública na UFLA.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43873
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Larissa Ferreira Rezende e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo