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Título: POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL O CASO DO PROGRAMA EDUCAÇÃO CONECTADA EM LAVRAS MG

Título alternativo: UBLIC POLICIES FOR DIGITAL INCLUSION THE CASE OF THE EDUCATION PROGRAM CONNECTED IN LAVRAS MG

Autoria de: Ionara Niquely Santos

Orientação de: Sabrina Soares da Silva

Presidente da banca: Sabrina Soares da Silva

Primeiro membro da banca: Raphael de Morais

Palavras-chaves: tecnologia, educação conectada, inclusão digital, políticas públicas, professores

Data da defesa: 18/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 08/07/2019

Data da publicação: 08/07/2019

Referência: Santos, I. N. POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL O CASO DO PROGRAMA EDUCAÇÃO CONECTADA EM LAVRAS MG. 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Após a disseminação das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) no Brasil, desencadeou-se um novo perfil de excluídos, marcados pela falta de oportunidades de acesso a este tipo de tecnologia. Para adequar as escolas às novas demandas, decorrentes deste processo, políticas públicas foram formuladas com objetivos de aprimorar e melhorar o ensino para essa nova geração de crianças conectadas. Com esse intuito, foi implementado o Programa Educação Conectada no município de Lavras, MG, que compreende um conjunto a de ações que envolvem a aquisição de infraestrutura tecnológica, formação de professores e ações educativas de projetos da Universidade Federal de Lavras nas escolas. O objetivo do presente trabalho foi analisar qual a percepções dos atores envolvidos diretamente com o processo e quais as vantagens de incluir as TICs na educação infantil. A pesquisa realizada neste trabalho é qualitativa e descritiva, a metodologia utilizada é o estudo de caso e análise de conteúdo. A proposta do programa é inovadora, pois trabalhar o uso das tecnologias em sala de aula é o seu diferencial. Porém, não basta apenas disponibilizar recursos, deve-se também preparar o professor para essa nova forma de ensino-aprendizagem.

Abstract: After the dissemination of Information and Communication Technologies (ICTs) in Brazil, a new profile of the excluded was created, marked by the lack of opportunities for access to this type of technology. In order to adapt schools to the new demands resulting from this process, public policies were formulated with the aim of improving and improving the teaching of this new generation of connected children. To this end, the Connected Education Program was implemented in the city of Lavras, MG, which comprises a set of actions that involve the acquisition of technological infrastructure, teacher training and educational actions of projects of the Federal University of Lavras in schools. The objective of this study was to analyze the perceptions of the actors directly involved in the process and the advantages of including ICTs in early childhood education. The research carried out in this work is qualitative and descriptive, the methodology used is case study and content analysis. The proposal of the program is innovative, because working the use of technologies in the classroom is its differential. However, it is not enough to only provide resources, one must also prepare the teacher for this new form of teaching-learning.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20191201120854

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43812

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ionara Niquely Santos e Universidade Federal de Lavras

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