Título: ESTRATÉGIAS COMERCIAIS E RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES EM UMA MULTINACIONAL DE ENERGIA
Título alternativo: COMMERCIAL STRATEGIES AND CUSTOMER RELATIONSHIPS IN AN ENERGY MULTINATIONAL
Autoria de: Thainara Rafaela Veloso
Orientação de: Daniel Carvalho de Rezende
Coorientação de: Elisa Guimaraes Cozadi
Presidente da banca: Daniel Carvalho de Rezende
Primeiro membro da banca: Elisa Guimarães Cozadi
Segundo membro da banca: Daniel Leite Mesquita
Data da defesa: 10/02/2025
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 11/02/2025
Data da publicação: 11/02/2025
Referência: Veloso, T. R. ESTRATÉGIAS COMERCIAIS E RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES EM UMA MULTINACIONAL DE ENERGIA. 2025. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Objetiva-se, por meio deste trabalho, relatar as atividades desenvolvidas e a experiência adquirida durante o estágio supervisionado obrigatório na Raízen S.A, com ênfase na área comercial e no relacionamento com os clientes. Durante o estágio, foram realizadas atividades relacionadas ao monitoramento de KPIs, análise e tratamento de dados, planejamento de estratégias comerciais, capacitação de vendedores, atendimento ao cliente e suporte à equipe de vendas. Ademais, destacam-se dois projetos conduzidos durante o estágio o Incríveis Líderes, um programa de capacitação de gerentes e líderes de pista das revendas Shell na região e o Alavanca Rede ????????X????????, que concentrou esforços em aumentar a participação de mercado do produto Shell V-Power Gasolina em uma rede de postos no norte de Minas Gerais. A análise crítica das atividades realizadas revelou a necessidade de otimização na centralização das informações de KPIs, e na capacitação de vendedores e demais colaboradores dos postos de combustíveis. O estágio propiciou o desenvolvimento de competências práticas essenciais aos profissionais de administração contemporâneos, como análise de dados, gestão de projetos e relacionamento com os clientes, além de oferecer uma compreensão profunda dos desafios enfrentados pela área comercial e pelas empresas no setor de combustíveis e energia em geral. Ademais, este estudo contribui para a reflexão sobre a importância do uso de dados na tomada de decisões empresariais e na criação de estratégias voltadas para o cliente, visando o crescimento e a sustentabilidade da empresa no competitivo mercado de combustíveis e energia.
Palavras-chaves: Estratégias, de, vendas, KPI, dados
Abstract: The aim of this work is to report the activities developed and the experience acquired during the mandatory supervised internship at Raízen S.A, with an emphasis on the commercial area and customer relationships. During the internship, activities related to monitoring KPIs, data analysis and processing, planning commercial strategies, training salespeople, customer service and supporting the sales team were carried out. Furthermore, two projects conducted during the internship stand out Incríveis Líderes, a training program for managers and track leaders at Shell resellers in the region and Alavanca Rede ????????X????????, which concentrated efforts on increasing the market share of the Shell V-Power Gasoline product in a network of stations in the north of Minas Gerais. The critical analysis of the activities carried out revealed the need for optimization in the centralization of KPI information, and in the training of salespeople and other employees at gas stations. The internship provided the development of essential practical skills for contemporary administration professionals, such as data analysis, project management and customer relations, in addition to offering a deep understanding of the challenges faced by the commercial area and by companies in the fuel and energy sector in general. Furthermore, this study contributes to reflection on the importance of using data in making business decisions and creating customer-oriented strategies, aiming for the companys growth and sustainability in the competitive fuel and energy market.
Curso: G009 - ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Sigla do publicador: UFLA
País do publicador: Brasil
Tipo de material: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: Português
Código do idioma: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença de publicações de TCCs do SIP
URI da licença: Link do SIP
Termos da licença: Licença padrão SIP
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