Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NO CENTRO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA GRANJA PARAÍSO EMPRESA DO GRUPO AGROCERES
Autoria de: Maria Paula Souza Carvalho
Orientação de: Marvio Lobao Teixeira de Abreu
Coorientação de: Fábio Loures Cruz
Presidente da banca: Márvio Lobão Teixeira de Abreu
Primeiro membro da banca: Fábio Loures Cruz
Segundo membro da banca: Rosiel Moreira Cavalcante Filho
Terceiro membro da banca: Aline Maria Silva Barrbosa
Palavras-chaves: Creche, Pesquisa, Recria, Terminação, Valor genético
Data da defesa: 21/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 04/08/2023
Data da publicação: 04/08/2023
Referência: Carvalho, M. P. S. ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NO CENTRO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA GRANJA PARAÍSO EMPRESA DO GRUPO AGROCERES. 2023. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado e apresentar o projeto conduzido na Granja Paraíso, localizada em Santana de Patos ?? MG, no período de 24052022 a 11102022. A granja núcleo-filial de genética de suínos e centro de pesquisa para nutrição animal, pertence ao grupo Agroceres e, tem atuação da Agroceres PIC e Agroceres Nutrição Animal. A granja possui uma área de 505 hectares é responsável por gerar conhecimento e tecnologias para a área de suínos, além de ser uma importante ferramenta na validação e teste de novos produtos. Com 3.400 matrizes, a granja termina aproximadamente 105.000 animais ao ano. A produção é dividida em quatro núcleos, sendo o SÍTIO 1 ?? ciclo completo, NEST 1 ?? creche, recria e terminação, NEST 2 ?? creche, recria e terminação e a Unidade de Disseminação de Genes ?? UDG. As atividades do estágio foram desenvolvidas no centro de pesquisa para nutrição animal do NEST 1, agregando as fases de creche, recria e terminação. Diariamente, é realizado a leitura dos comedouros para arraçoamento no sistema DryExact PRO®, Big Dutchman, seguido de regulagem de cocho e análise de possíveis animais enfermos. Seguindo os protocolos experimentais, é feito a pesagem dos animais, sobra de ração, morte e remoção, escore de diarreia e imunocastração. O experimento que foi conduzido durante todo o período de estágio, relacionado a análise econômica de duas populações de alto e baixo valor genético. Foram alojados 1770 suínos em 59 baias, sendo, 30 baias de 900 suínos de alto índice genético e 29 baias de 870 suínos de baixo índice genético, subdivididos em imunocastrados e fêmeas. A duração do projeto foi de 139 dias, durante o período de creche, recria e terminação, que representou suínos de 22 até 161 dias de idade. Os animais foram alimentados com ração à vontade, com o arraçoamento diário e respectivo registro foi realizado pelo sistema DryExact PRO®, Big Dutchman.Para as análises foram feitas pesagens, realizadas com intervalos de aproximadamente 14 dias, no total de 10 pesagens. Constatando que a progênie de alto valor genético, foi superior nos parâmetros zootécnicos e, por consequência a população foi melhor economicamente.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
zootecnia/20231201720214
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G002 - ZOOTECNIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Maria Paula Souza Carvalho e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo