Título: ANÁLISE DA PRÁXIS PEDAGÓGICA REFLEXÕES SOBRE ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Autoria de: Angélica de Souza Silva
Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima
Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima
Primeiro membro da banca: Regilson Maciel Borges
Segundo membro da banca: Marisa Bueno de Bellis
Palavras-chaves: Letramento, Desenvolvimento Profissional, Análise da prática, Alfabetização, Formação Docente..
Data da defesa: 29/11/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 12/12/2023
Data da publicação: 12/12/2023
Referência: Silva, A. d. S. ANÁLISE DA PRÁXIS PEDAGÓGICA REFLEXÕES SOBRE ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2023. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Este estudo emerge no âmago de um momento deveras delicado, marcado pelo retorno às aulas presenciais após o período de pandemia de COVID-19, ocorrido numa instituição de ensino pública localizada no sul de Minas Gerais. As ações aqui delineadas fazem parte de um Programa de Intervenção Pedagógica concebido pela Secretaria de Educação local, visando oferecer um ensino mais eficaz e significativo a educandos com dificuldades agravadas durante o período de ensino remoto emergencial. O cerne dessas intervenções concentrou-se na alfabetização, com o propósito de promover avanços no processo de ensino-aprendizagem dos discentes. A pesquisa tem como fito central, analisar as intervenções pedagógicas executadas junto a discentes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, notadamente aqueles que enfrentaram desafios no processo de alfabetização. Assim sendo, os objetivos específicos foram de construir intervenções pedagógicas assentadas no conceito de práxis pedagógica e de igual forma, perscrutar os efeitos d
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20232201920040
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Angélica de Souza Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo