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Título: EFEITO DA ROTULAGEM NUTRICIONAL FRONTAL DE ALIMENTOS NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR UMA REVISÃO NARRATIVA

Título alternativo: EFFECT OF FRONT-OF-PACK NUTRITION LABELS ON CONSUMER PURCHASE BEHAVIOR A NARRATIVE REVIEW

Autoria de: Julia Alves de Carvalho

Orientação de: Fernanda Demoliner

Presidente da banca: Fernanda Demoliner

Primeiro membro da banca: Mariana Mirelle Pereira Natividade

Segundo membro da banca: Nathalia Luiza Ferreira

Palavras-chaves: Rotulagem nutricional, Comportamento dos consumidores, Comportamento relacionado à alimentação, Intenção de compra, Rótulos nutricionais frontais.

Data da defesa: 13/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 01/08/2023

Data da publicação: 01/08/2023

Referência: Carvalho, J. A. d. EFEITO DA ROTULAGEM NUTRICIONAL FRONTAL DE ALIMENTOS NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR UMA REVISÃO NARRATIVA. 2023. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A rotulagem nutricional frontal foi desenvolvida visando maior compreensão dos consumidores em relação à saudabilidade dos alimentos e consequentemente, podendo auxiliar na decisão de compra. Diversos países têm implementado a rotulagem nutricional frontal, em diferentes modelos, como complemento à tabela nutricional. No Brasil a rotulagem nutricional frontal implementada foi o modelo de lupa que está em vigor desde outubro de 2022. Desse modo, o objetivo do trabalho foi apresentar os modelos de rotulagem nutricional frontal adotados em diferentes países, bem como, realizar uma revisão narrativa sobre a influência da rotulagem nutricional frontal no comportamento e decisão de compra dos consumidores.Foi realizada uma revisão narrativa no período de abril a junho de 2023 com buscas em dois bancos de dados (PubMed e Science Direct) com a utilização das seguintes palavras-chaves ????????food labeling????????, ????????front-of-package nutrition labeling????????, ????????front-of-pack nutrition labels????????, ????????nutrition labeling????????, ????????consumer behavior????????, ????????purchase behavior . Foram selecionados 10 artigos dentre 181 encontrados. Dos 10 artigos selecionados no estudo, sete apresentaram resultados significativos em relação à percepção de saudabilidade e influência no comportamento de compra dos consumidores. Três estudos mostraram que o rótulo nutricional frontal não influenciou na decisão de compra, sendo que um dos estudos avaliou apenas o público adolescente. Desse modo, apesar da maioria dos estudos terem resultados significativos em relação a intenção de compra, se faz necessário a realização de mais estudos considerando principalmente a população de baixa renda e com baixo nível de escolaridade pois com isso, saberemos se de fato os rótulos nutricionais já existentes são suficientes para abranger todas as camadas sociais, promovendo escolhas alimentares mais saudáveis. Por fim, vale ressaltar a importância da implementação de políticas públicas sobre rotulagem nutricional, a fim de que as informações sejam mais compreendidas pelos consumidores.

Abstract: Frontal nutritional labeling was developed aiming at a greater understanding of consumers in relation to the healthiness of foods and, consequently, being able to assist in the purchase decision. Several countries have implemented frontal nutritional labeling, in different models, as a complement to the nutritional table. In Brazil, the frontal nutritional labeling implemented was the magnifying glass model that has been in force since October 2022. The objective of this work was to present the frontal nutrition labeling models adopted in different countries as well as to carry out a narrative review on the influence of frontal nutritional labeling on the behavior and purchase decision of consumers. A narrative review was carried out from April to June 2023 with searches in two databases (PubMed and Science Direct) using the following keywords ????????food labeling????????, ????????front-of-package nutrition labeling????????, ????????front-of-pack nutrition labels????????, ????????nutrition labeling????????, ????????consumer behavior????????, ????????purchase behavior . 10 articles were selected among 181 found. Of the 10 articles selected in the study, seven showed significant results in relation to the perception of healthiness and influence on consumers buying behavior. Three studies showed that the frontal nutritional label did not influence the purchase decision, and one of the studies evaluated only the adolescent public. Thus, although most studies have significant results in relation to purchase intention, it is necessary to carry out more studies, considering mainly the low-income population with a low level of education. Thus, although most studies have significant results in relation to purchase intention, it is necessary to carry out more studies, considering mainly the low-income population with a low level of education, because with this, we will know whether in fact the nutritional labels existing ones are sufficient to cover all social strata, promoting healthier food choices. Finally, it is worth mentioning the importance of implementing public policies on nutrition labeling, so that the information is better understood by consumers.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
nutricao/20231201910848

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Julia Alves de Carvalho e Universidade Federal de Lavras

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