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Título: A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA IMAGEM CORPORAL E ALIMENTAÇÃO DAS MULHERES

Título alternativo: THE INFLUENCE OF SOCIAL NETWORKS ON WOMENS BODY IMAGE AND EATING

Autoria de: Mariana Oliveira Faria Soares

Orientação de: Elizandra Milagre Couto

Coorientação de: Rafaella Ribeiro Sâmia

Presidente da banca: Elizandra Milagre Couto

Primeiro membro da banca: Melissa Guimarães Silveira Rezende

Segundo membro da banca: Adrielle Caroline Ribeiro Lopes

Palavras-chaves: Mídia, Comportamento Alimentar, Padrão corporal, Mulheres, Redes Sociais

Data da defesa: 01/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 14/03/2023

Data da publicação: 14/03/2023

Referência: Soares, M. O. F. A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA IMAGEM CORPORAL E ALIMENTAÇÃO DAS MULHERES. 2023. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A mídia social é o canal sociocultural mais popular para transmitir imagens do ideal de magreza, com o poder de definir, regular e disciplinar corpos, ditando os padrões estéticos conforme o interesse do mercado, o que é considerado um gatilho para preocupações com a imagem corporal e alimentação desordenada em mulheres. Dessa forma, o presente estudo tem o objetivo avaliar a influência das redes sociais na imagem corporal e alimentação de mulheres. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica através do periódico CAPES e Google Scholar. Para elaboração deste estudo foram utilizados artigos entre os anos de 2005 a 2023. Após o processo de filtragem, foram encontrados 10 artigos que tinham relevância no tema da influência das redes sociais no comportamento alimentar e imagem corporal, nos últimos 10 anos de publicação (período entre 2013 e 2023). Os resultados mostraram que as redes sociais, de fato, exercem influência em relação às mulheres desde o modo de vestir, agir, conversar, socializar, se ver e até se alimentar. Por esses motivos e conforme evidenciado no presente estudo, pode-se concluir que a influência da mídia é de fato negativa e vem na maioria das vezes ditando como as mulheres devem ser e se portar, impregnando um padrão de beleza social altíssimo e até mesmo inalcançável, trazendo consequências negativas ao físico e psicológico das mesmas.

Abstract: Social media is the most popular sociocultural channel for transmitting images of the thin ideal, with the power to define, regulate, and discipline bodies, dictating aesthetic standards according to market interests, which is considered a trigger for body image concerns and disordered eating in women. Thus, the present study aims to evaluate the influence of social networks on body image and eating in women. To this end, a literature review was conducted through the CAPES and Google Scholar databases. Articles from the years 2005 to 2023 were used to prepare this study. After the filtering process, 10 articles were found that had relevance in the topic of the influence of social networks on eating behavior and body image, in the last 10 years of publication (period between 2013 and 2023). The results showed that social networks, in fact, exert influence on women from the way they dress, act, talk, socialize, see themselves and even eat. For these reasons and as evidenced in this study, it can be concluded that the media influence is indeed negative and comes most of the time dictating how women should be and behave, impregnating a very high and even unattainable standard of social beauty, bringing negative consequences to their physical and psychological health.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
nutricao/20222201910787

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mariana Oliveira Faria Soares e Universidade Federal de Lavras

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