SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Nutrição

Título: PAPEL DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM ÂMBITO ESCOLAR

Título alternativo: ROLE OF ACTIVE METHODOLOGIES IN THE TEACHING OF FOOD AND NUTRITIONAL EDUCATION AT SCHOOL

Autoria de: Bárbara Andreata Avelar

Orientação de: Michel Cardoso de Angelis Pereira

Presidente da banca: Michel Cardoso de Angelis Pereira

Primeiro membro da banca: Carolina Martins dos Santos Chagas

Segundo membro da banca: Monique Louise Cassimiro Inácio

Palavras-chaves: Educação Alimentar e Nutricional, Métodos de Ensino, Educação Infantil, Metodologias Ativas, Âmbito Escolar.

Data da defesa: 02/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 08/03/2023

Data da publicação: 08/03/2023

Referência: Avelar, B. A. PAPEL DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM ÂMBITO ESCOLAR. 2023. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Os comportamentos alimentares evoluem durante os primeiros anos de vida as crianças aprendem o que, quando e quanto comer por meio de experiências diretas com os alimentos e observando os comportamentos alimentares dos outros. Da mesma forma, o ambiente escolar também pode ajudar a ensinar as crianças sobre padrões alimentares e comportamentos alimentares. Assim, a modelagem social positiva é uma prática indireta, porém eficaz, para a promoção de uma alimentação mais saudável para crianças, entre as quais cita-se a metodologias ativas de aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo descrever e destacar o papel das metodologias ativas no ensino da educação alimentar e nutricional como facilitadora do processo de aprendizagem na fase escolar. Trata-se de uma revisão narrativa de natureza qualitativa composta por publicações identificadas em periódicos.no periodo de 2017 e 2022. Existem muitas intervenções escolares direcionadas para modificar o comportamento alimentar, a dieta, o conhecimento nutricional e a relação da criança com o alimento, porém, a maneira mais poderosa de enviar mensagens de alimentação saudável para as crianças é deixá-las conhecer diante os diferentes sentidos as características da alimentação e nutrição. Portanto, a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem tem papel importante para a educação frente a educação alimentar.

Abstract: Eating behaviors evolve during the first years of life children learn what, when, and how much to eat through direct experiences with food and by observing the eating behaviors of others. Similarly, the school environment can also help teach children about eating patterns and eating behaviors. Thus, positive social modeling is an indirect but effective practice for promoting healthier eating for children, among which active learning methodologies are cited. The present study aims to describe and highlight the role of active methodologies in teaching food and nutrition education as a facilitator of the learning process in the school phase. This is a narrative review of a qualitative nature composed of publications identified in journals from 2017 to 2022. There are many school interventions aimed at changing eating behavior, diet, nutritional knowledge and the childs relationship with food, but the most powerful way to send messages of healthy eating to children is to let them know through different senses the characteristics of food and nutrition. Therefore, the application of active learning methodologies has an important role for education regarding food.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
nutricao/20222201510448

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Bárbara Andreata Avelar e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo