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Título: HABILIDADES CULINÁRIAS EM UNIVERSITÁRIOS E IDENTIFICAÇÃO DE INTERESSE EM REDE SOCIAL RELACIONADA À CULINÁRIA

Autoria de: Kaayan Luis da Silva Siqueira

Orientação de: Mariana Mirelle Pereira Natividade

Presidente da banca: Mariana Mirelle Pereira Natividade

Primeiro membro da banca: Sandra Bragança Coelho

Segundo membro da banca: Juliana Rocha Penoni

Palavras-chaves: Cozinha, Alimentação brasileira, Instagram, Café da manhã, Universitários

Data da defesa: 02/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 15/09/2022

Data da publicação: 15/09/2022

Referência: Siqueira, K. L. d. S. HABILIDADES CULINÁRIAS EM UNIVERSITÁRIOS E IDENTIFICAÇÃO DE INTERESSE EM REDE SOCIAL RELACIONADA À CULINÁRIA. 2022. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Com a crescente expansão de redes sociais no Brasil e no mundo, é fundamental a disseminação de conteúdos de qualidade e de fácil entendimento, especialmente na área de Nutrição, uma vez que estes podem auxiliar na promoção da boa alimentação dos seus usuários por meio do desenvolvimento de habilidades culinárias (HC). Diante disso, o objetivo do presente estudo foi avaliar as habilidades culinárias de universitários brasileiros e seu interesse por redes sociais relacionadas à culinária para subsidiar a criação de um perfil no Instagram® para promoção do desenvolvimento dessas habilidades. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFLA, sob o CAEE n? 82518318.3.0000.5148. Inicialmente foi aplicado remotamente um questionário semi-estruturado por meio da plataforma Google Forms para uma amostra de 1000 voluntários com idade superior a 18 anos, com qualquer identidade de gênero, de diferentes cursos de graduação ou pós-graduação de instituições de ensino superior brasileiras. Os dados obtidos foram tabulados utilizando o software Microsoft Office Excel 2019. A maior parte dos voluntários se identifica com o gênero feminino (64,1), possui entre 18 e 25 anos (76,7) e reside com amigos(as) (46). Em relação à formação acadêmica, 97,9 das respostas coletadas foram de discentes da Universidade Federal de Lavras. Com relação às habilidades culinárias, de acordo com o seu grau de confiança em cada atividade descrita no questionário, na categoria ??sem confiança?? a habilidade ??cozinhar feijão em panela de pressão?? foi a mais assinalada (18,9), que por sua vez, apresentou a segunda menor pontuação média no questionário de habilidades culinárias (1,86), a habilidade com maior pontuação média foi ??Seguir uma receita simples?? (2,61), atividade esta que dentro da categoria ??muito confiante??, obteve o maior desempenho (64,9), a habilidade ??preparar um almoço ou um jantar combinando comidas e especiarias já existentes em casa sem uma receita?? por sua vez obteve a menor pontuação média (1,80) no questionário. Mesmo afirmando saber cozinhar, os voluntários apresentam HC básicas, conforme exposto pelas menores pontuações médias, tornando claro a necessidade de instrumentos capazes de alcançar esse público e levar conteúdo de qualidade e verdadeiro em relação às HC. Observando que 77,6 dos voluntários afirmaram que têm interesse em consumir conteúdos de qualidade sobre café da manhã e considerando que os indivíduos possuem maior nível de confiança em seguir receitas simples de acordo com o questionário de HC, a necessidade de criação de um perfil no Instagram® para compartilhar receitas fáceis, rápidas e saudáveis justifica-se, sendo assim um espaço para a promoção do desenvolvimento das habilidades culinárias. Conclui-se que os voluntários possuem níveis de habilidades culinárias que podem ser aprimorados e, diante do interesse demonstrado em conteúdos digitais, a proposição de uma rede social que promova a aquisição ou melhora das habilidades culinárias pode ser uma estratégia para promoção da alimentação saudável e aumento da autonomia alimentar.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
nutricao/20221201810335

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Kaayan Luis da Silva Siqueira e Universidade Federal de Lavras

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