Título: A LITERATURA CONTEMPORANEA COMO ALIADA DO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERARIO NA ESCOLA BASICA
Título alternativo: CONTEMPORARY LITERATURE AS ALLIED IN THE PROCESS OF LITERARY LITERACY IN PRIMARY SCHOOL
Autoria de: Samuel Peres Reis
Orientação de: Andrea Portolomeos
Presidente da banca: Andrea Portolomeos
Primeiro membro da banca: Raquel Marcia Fontes Martins
Segundo membro da banca: Vinicius Luis Marcelino Rabello
Palavras-chaves: Ensino de literatura, Letramento literário, Sequência didática, Tecnologia, Comunicação
Data da defesa: 05/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 14/07/2023
Data da publicação: 14/07/2023
Referência: Reis, S. P. A LITERATURA CONTEMPORANEA COMO ALIADA DO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERARIO NA ESCOLA BASICA. 2023. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática, com base na literatura contemporânea, para o conteúdo de literatura no ensino médio, visando propor uma metodologia de ensino em que o aluno seja o protagonista do processo de leitura literária. Esse tipo de metodologia é fundamental para assegurar um ensino de literatura emancipador, segundo as recentes pesquisas sobre a experiência estética literária, leitor-fruidor e letramento literário. Essa metodologia também se ajusta às competências e habilidades da BNCC para o ensino de literatura. Para propor a sequência didática, seguimos as orientações teóricas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e também proposições das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). Além disso, o trabalho fundamentou-se em Cosson (2007), grande especialista em letramento literário no Brasil, Wolfgang Iser (1996 2002), Terry Eagleton (2006) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nosso documento oficial da educação
Abstract: This paper aims to present a proposal for a didactic sequence for the literature content, present in the Portuguese Language discipline, with the purpose of proposing a methodology in which the student becomes the protagonist of the literary reading process. This type of methodology is essential according to recent research on literary aesthetic experience, reader-enjoyer, and literary literacy, and thus aligns with the competencies and skills of the National Common Core Curriculum (BNCC) for literature teaching. In addition, to discuss the didactic sequence, we follow the theoretical guidelines of Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004), as well as propositions from new information and communication technologies (ICTs). Therefore, we aim to contribute to the teaching work in basic schools regarding the literary literacy of their students. The work is also based on Cosson (2007), a prominent expert in literary literacy in Brazil, Wolfgang Iser (1996 2002) and the Aesthetics of Reception, Terry Eagleton (2006) and literary theories, and the National Common Core Curriculum (BNCC), our official educational document.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20231201821014
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Samuel Peres Reis e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo