Título: LETRAMENTOS DOMINANTES E VERNACULARES NA BNCC UMA ANÁLISE DAS HABILIDADES ABORDADAS EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
Título alternativo: DOMINANT AND VERNACULAR LITERACIES AT BNCC AN ANALYSIS OF SKILLS FOUND IN HIGH SCHOOL PORTUGUESE CLASSES
Autoria de: Maria Luiza de Paula
Orientação de: Larissa Giacometti Paris
Presidente da banca: Larissa Giacometti Paris
Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira
Segundo membro da banca: Sibely Oliveira Silva
Palavras-chaves: Letramentos vernaculares, Letramentos dominantes, Língua Portuguesa, BNCC, Ensino Médio
Data da defesa: 05/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 24/07/2023
Data da publicação: 24/07/2023
Referência: Paula, M. L. d. LETRAMENTOS DOMINANTES E VERNACULARES NA BNCC UMA ANÁLISE DAS HABILIDADES ABORDADAS EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO. 2023. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar quais são as habilidades voltadas às práticas de letramentos dominantes e quais são inclinadas às práticas de letramentos vernaculares na área de Língua Portuguesa vinculada ao Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), bem como analisar de que forma essas práticas de letramentos são apresentadas nas referidas habilidades. Para tal, a pesquisa fundamenta-se nos princípios teóricos dos Letramentos (STREET, 1984 2014 KLEIMAN, 1995) e dos Letramentos Vernaculares (BARTON HAMILTON, 1998), além de fazer uso da metodologia da pesquisa documental, de base qualitativa-interpretativa. No contexto deste estudo, a área da Língua Portuguesa no âmbito da BNCC para o Ensino Médio é enfocada, a fim de investigar se ela omite ou valoriza as práticas típicas das culturas juvenis que os estudantes levam como essência para a sala de aula. A análise, então, revela que tal documento normativo propõe uma abertura para ambos os domínios, permitindo o aprendizado tanto por meio das práticas já institucionalizadas quanto por meio das vernaculares. Este trabalho, portanto, aponta para a necessidade e relevância da valorização dos letramentos vernaculares também no que se refere ao incentivo promovido pelos documentos normativos, a exemplo da BNCC, já que são eles o pontapé inicial para todos e quaisquer arranjos na Educação brasileira.
Abstract: This study aims at identifying which skills are part of the dominant literacy practices and which are part of the vernacular literacy practices in the Portuguese area of the Brazilian National Curricular Common Base (BNCC) (BRASIL, 2018). The high school part of the document will be analyzed also in order to check if this literacy practices are presented in the referred skills. To this end, this study is based on the theoretical principles of Literacies (STREET, 1984 2014 KLEIMAN, 1995) and Vernacular Literacies (BARTON HAMILTON, 1998), in addition to making use of the documentary research methodology, based on a qualitative-interpretative approach. The analysis focus on the investigation of whether BNCC omits or values ????????the typical practices of youth cultures that high school students bring as essence to the classroom. This analysis shows that such a normative document proposes an opening for both domains, allowing learning both through already institutionalized practices and through vernacular practices. The present study, therefore, points to the need and relevance of valuing vernacular literacies also regarding the incentive promoted by normative documents, such as the BNCC, since they are the starting point for all arrangements in Brazilian Education.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20231201820566
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Maria Luiza de Paula e Universidade Federal de Lavras
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