Título: UMA PROPOSTA DE LEITURA DA VIDEOANIMAÇÃO ????MORTE E VIDA SEVERINA???? SINALIZAÇÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS
Título alternativo: A PROPOSAL FOR READING THE VIDEO ANIMATION ????MORTE E VIDA SEVERINA???? DIDACTIC-METHODOLOGICAL SIGNALS
Autoria de: Taisa Rita Ragi
Orientação de: Helena Maria Ferreira
Presidente da banca: Helena Maria Ferreira
Primeiro membro da banca: Marco Antonio Villarta Neder
Segundo membro da banca: Vanilda Aparecida Belizário
Palavras-chaves: Semiótica Social, Videoanimação, Textos Multimodais, Gêneros textuais, Espaços digitais
Data da defesa: 28/10/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 04/11/2021
Data da publicação: 04/11/2021
Referência: Ragi, T. R. UMA PROPOSTA DE LEITURA DA VIDEOANIMAÇÃO ????MORTE E VIDA SEVERINA???? SINALIZAÇÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS. 2021. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Com a significativa evolução tecnológica vivenciada pela sociedade nos últimos anos, houve uma transmutação de gêneros textuais e, em decorrência, têm surgido novos modos de interação. Assim, com as possibilidades de acesso aos gêneros que circulam em espaços digitais, é fundamental que as escolas insiram em seus currículos propostas de estudos com relação aos textos multimodais, a fim de desenvolver nos alunos a capacidade de ler tais textos e compreendê-los. Nesse viés, a presente pesquisa busca analisar recursos semióticos constitutivos da videoanimação ????Morte e Vida Severina????, embasada no poema do mesmo nome, com vistas a demonstrar as potencialidades que a combinação de semioses pode trazer para o processo de produção de sentidos. A pesquisa parte de uma metodologia bibliográfica que busca compilar estudos acerca da teoria da Semiótica Social (KRESS VAN LEEUWEN, 2006 HODGE KRESS, 1988 HOLANDA, 2013 GUALBERTO SANTOS, 2019) sobre o gênero videoanimação (ALVES BATTAIOLA CEZAROTTO, 2016 ALMEIDA ALMEIDA, 1998 STEIN, 2000 VILLARTA-NEDER FERREIRA, 2019). A análise compreendeu uma seleção de excertos do poema e de cenas correspondentes a cada excerto, para que se pudesse comparar os modos de representação em uma configuração audiovisual. Como resultado, verificou-se que a videoanimação analisada apresenta potencialidades para o aperfeiçoamento de habilidades de leitura por parte dos estudantes, uma vez que os recursos semióticos usados na animação contemplam dimensões linguísticas e discursivas que mobilizam conhecimentos culturais, incitam a curiosidade e a percepção, estimulam o envolvimento emocional e a criticidade.
Abstract: With the significant technological evolution experienced by society in recent years, there has been a transmutation of textual genres and, as a result, new modes of interaction have emerged. Thus, with the possibilities of accessing the genres that circulate in digital spaces, it is essential that schools include in their curricula proposals for studies in relation to multimodal texts, in order to develop the students???? ability to read such texts and understand them. In this perspective, this research aims at analyzing the semiotic resources constituting the video animation ????Morte e Vida Severina????, based on the poem of the same name, in order to demonstrate the potential that the combination of semiosis can bring to the process of producing meanings. The research is based on a bibliographic methodology that seeks to compile studies on the theory of Social Semiotics (KRESS VAN LEEUWEN, 2006 HODGE KRESS, 1988 HOLANDA, 2013 GUALBERTO SANTOS, 2019) on the video animation genre (ALVES BATTAIOLA CEZAROTTO, 2016 ALMEIDA ALMEIDA, 1998 STEIN, 2000 VILLARTA-NEDER FERREIRA, 2019). The analysis included a selection of excerpts from the poem and scenes corresponding to each excerpt, so that the modes of representation in an audiovisual configuration could be compared. As a result, the analyzed video animation has potential for the improvement of reading skills by students, since the semiotic resources used in animation include linguistic and discursive dimensions that mobilize cultural knowledge, incite curiosity and perception, they encourage emotional involvement and criticality.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201720690
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53780
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Taisa Rita Ragi e Universidade Federal de Lavras
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