Título: Possibilidades de práticas de letramento crítico em uma sequência didática de língua inglesa do ensino médio
Autoria de: Marcos Gabriel de Oliveira
Orientação de: Gasperim Ramalho de Souza
Presidente da banca: Gasperim Ramalho de Souza
Primeiro membro da banca: Tufi Neder Neto
Segundo membro da banca: Tania Regina de Souza Romero
Palavras-chaves: Letramento Crítico, Língua Inglesa, Livro Didático, professor, criticidade
Data da defesa: 17/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 26/11/2021
Data da publicação: 26/11/2021
Referência: Oliveira, M. G. d. Possibilidades de práticas de letramento crítico em uma sequência didática de língua inglesa do ensino médio. 2021. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma análise acerca das possibilidades de promoção do letramento crítico em uma sequência didática em um Livro Didático de língua inglesa do ensino médio. Para consolidar esta análise, a teoria do Letramento Crítico foi empregada, buscando autores(as) consolidados na literatura. A escolha dessa teoria se justifica pelo fato de sua importância, relacionada ao uso do Livro Didático para o processo de ensino-aprendizagem do inglês (CARDOSO, 2011 TÍLIO, 2012). Nesta perspectiva, a análise procurou desvendar se no corpus escolhido havia a possibilidade de realização de um ensino de inglês ancorado nas teorias do Letramento Crítico. Para a concretização desta monografia, a pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental, foi elencada pois se adequava aos objetivos almejados e ao tipo do corpus a ser analisado. Os resultados apontam que o material não é totalmente adepto à teoria do Letramento Crítico, mas apresenta brechas nas quais o professor pode trabalhá-la.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201712186
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54328
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Marcos Gabriel de Oliveira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo