Título: O QUE PODE FALAR A LITERATURA O POTENCIAL CRÍTICO DOS ROMANCES ORLANDO E A VIDA INVISÍVEL DE EURÍDICE GUSMÃO EM UMA SOCIEDADE SEXUALMENTE HIERARQUIZADA
Título alternativo: WHAT THE LITERATURE CAN SAY THE CRITICAL POTENTIAL OF THE ROMANCES ORLANDO AND THE INVISIBLE LIFE OF EURIDICE GUSMAO IN A SEXUALLY HIERARCHICAL SOCIETY
Autoria de: Gabriela Alves Ferreira de Oliveira
Orientação de: Andrea Portolomeos
Presidente da banca: Andréa Portolomeos
Primeiro membro da banca: Simone Aparecida Botega
Segundo membro da banca: Glauco Soares Joaquim
Terceiro membro da banca: Raquel Márcia Fontes Martins
Palavras-chaves: romance, literatura e sociedade, leitura, papéis de gênero, função social.
Data da defesa: 25/03/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 05/04/2021
Data da publicação: 05/04/2021
Referência: Oliveira, G. A. F. d. O QUE PODE FALAR A LITERATURA O POTENCIAL CRÍTICO DOS ROMANCES ORLANDO E A VIDA INVISÍVEL DE EURÍDICE GUSMÃO EM UMA SOCIEDADE SEXUALMENTE HIERARQUIZADA. 2021. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A condição de subordinação das mulheres vem sendo tema da escrita literária, sobretudo de autoria feminina, por tempo considerável. Assim, é possível observar, mesmo em produções de tempos históricos diferentes, a tematização das estruturas patriarcais, de controle dos corpos e do imaginário feminino. Nesse sentido, a literatura desempenha um papel significativo ao permitir às escritoras a utilização de seu texto para representar uma problemática histórica e social. No discurso cotidiano, esse conflito pode perder sua urgência, ao contrário do que ocorre no discurso literário, capaz de intensificar a temática ao instigar uma produção de sentidos ?? para além do que está pré-estabelecido como normas e valores ??, a partir de um efeito emocional do leitor. O gênero romance também é foco deste trabalho na medida em que seu surgimento está atrelado à consolidação da sociedade burguesa e de seus valores, alguns aqui discutidos com o intuito de desnaturalizá-los. Com base nesses aspectos, este trabalho objetiva anali
Abstract: The condition of subordination of women has been the subject of literary writing, especially of female authorship, for a considerable time. Thereby, it is possible to observe, even in productions from different historical times, the thematization of patriarchal structures, of body control and of the female imaginary. In this sense, literature plays a significant role in allowing writers to use their text to represent a historical and social issue. In daily discourse, this conflict can lose its urgency, contrary to what occurs in literary discourse, which is able to intensify the theme by instigating a production of meanings - beyond what is pre-established as norms and values -, emotional effect of the reader. The romance genre is also the focus of this work to the extent that its emergence is linked to the consolidation of bourgeois society and its values, some of which are discussed here in order to denaturalize them. Based on these aspects, this work aims to analyze the novels Orlando (2014), by Virginia W
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201710412
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47575
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gabriela Alves Ferreira de Oliveira e Universidade Federal de Lavras
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