Título: AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS
Título alternativo: WRITING ACQUISITION PORTUGUESE LANGUAGE AS L2 FOR DEAF
Autoria de: Michele Cristine Aparecida de Souza
Orientação de: Raquel Marcia Fontes Martins
Presidente da banca: Andréa Portolomeos
Primeiro membro da banca: Josiane Marques da Costa
Segundo membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Palavras-chaves: Aquisição da Linguagem, Aquisição da Escrita, Surdez, Escrita, Língua Portuguesa.
Data da defesa: 21/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 28/11/2019
Data da publicação: 28/11/2019
Referência: Souza, M. C. A. d. AQUISIÇÃO DA ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS . 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de pesquisa qualitativa com foco na aquisição da escrita de língua portuguesa como L2 para surdos. Com isso, utiliza-se autores como Quadros (2009), Grolla e Silva (2014), Nadal (2010) e Soares (2004). O objetivo deste estudo é investigar como se dá esse processo de aprendizagem de escrita do aluno surdo no âmbito escolar, bem como as metodologias adotadas pelas professoras. Para tanto, utilizou-se um questionário semiestruturado respondido por duas professoras de duas unidades escolares distintas. Os dados coletados apontam que para que aquisição da linguagem e da escrita se dê de forma satisfatória, é importante que o aluno surdo tenha o domínio de sua primeira língua que é a língua de sinais. Além disso, descobriu-se que para um aprendizado mais satisfatório da linguagem escrita, a metodologia mais eficaz é a do estímulo visual.
Abstract: This paper presents the results of a qualitative research focusing on the acquisition of writing in Portuguese L2 for deaf learners. Thus, authors such as Quadros, Grolla and Silva, Nadal and Soares are used. We aimed at investigating how the learning process takes place in the school environment as well as the methodologies adopted by the teachers. .Therefore, a semi-structured questionnaire answered by two teachers from two different school units was used. The results indicate that, for language and writing acquisition to be satisfactory, it is important that deaf students have mastery of their first language, which is sign language. Moreover, visual stimulation was found to be the the most effective methodology for the learning of writing in Portuguese L2.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20192201520869
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44706
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Michele Cristine Aparecida de Souza e Universidade Federal de Lavras
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