Título: AS RELAÇÕES ARQUITETÔNICAS E OS PROCESSOS DE SILENCI(AMENT)OS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO-LOUCO NO FILME ILHA DO MEDO, DE MARTIN SCORSESE
Autoria de: Gislaine Aparecida Teixeira
Orientação de: Marco Antonio Villarta Neder
Presidente da banca: Marco Antonio Villarta-Neder
Primeiro membro da banca: Márcia Fonseca de Amorim
Segundo membro da banca: Rodrigo Garcia Barbosa
Terceiro membro da banca: Helena Maria Ferreira
Palavras-chaves: Círculo de Bakhtin, enunciado, arquitetônica, silêncio, sujeito-louco
Data da defesa: 18/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 23/06/2019
Data da publicação: 23/06/2019
Referência: Teixeira, G. A. AS RELAÇÕES ARQUITETÔNICAS E OS PROCESSOS DE SILENCI(AMENT)OS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO-LOUCO NO FILME ILHA DO MEDO, DE MARTIN SCORSESE. 2019. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Fruto de discussões no âmbito do grupo de pesquisa GEDISC-UFLA, o presente ensaio evidenciará diante do filme ILHA DO MEDO (2010), de Martin Scorsese, a constituição do sujeito-louco mediante as relações arquitetônicas e os processos de silenci(ament)os que envolvem a unidade do acontecimento do filme sob o ponto de vista discursivo do Círculo de Bakhtin. Procurou-se reconhecer e evidenciar o pressuposto teórico de constituição dos sujeitos em uma dinâmica dialético-dialógica de inter-relação constitutiva, eu-outro. Para isso, utilizou-se como base teórico-epistemológica as obras dos estudiosos do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2010 2011 2017 2019 VOLÓCHINOV, 2013 2017), com o intuito de propor reflexões sobre o conceito de arquitetônica e enunciado. Nessa direção, observou-se a constituição dinâmica e dialógica dos sujeitos no processocondição de loucura e de como determinados silêncios (enquanto signos) constituem esse lugar-outro e, consequentemente, o lugar-meu-outro. O silêncio assume, aqui, quatro categorias propostas e problematizadas por Villarta-Neder (2018), silêncio por excesso, silêncio por ausência, silêncio por não aparição e, por fim, silêncio por monumento.
Abstract: This essay, as a result of discussions within GEDISC-UFLA research group, evidences, from Martin Scorseses SHUTTER ISLAND (2010), the constitution of the subject-madman through architectural relations and processes of silencesilencing that wrap the happening unit of the film, basing on Bakhtin????????????????s Circle discursive point of view. It tries to acknowledge and to demonstrate the theoretical presupposition of the subjects???????????????? constitution in a dialectical-dialogical dynamics of constitutive I-other inter-relation. For that purpose, it considers as theoretical basis works of Bakhtin????????????????s Circle scholars (BAKHTIN, 2010, 2011, 2017, 2019 VOLÓCHINOV, 2013, 2017), in order to promote reflections on the concept of architectonics and utterance. Thus, the dynamic and dialogical constitution of the subjects (people) in the processcondition of madness was observed, as well as how certain silences (as signs) constitute that other-place and, consequently, the other-my-place. Silence assumes, here, four categories proposed and problematized by Villarta-Neder (2018), that is, silence from excess, silence from absence, silence from non-appearance and, finally, silence from monument.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20191201510957
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44132
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gislaine Aparecida Teixeira e Universidade Federal de Lavras
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