Título: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Autoria de: Leila Goes dos Santos
Orientação de: Patricia Vasconcelos Almeida
Presidente da banca: Patricia Vasconcelos Almeida
Primeiro membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Segundo membro da banca: Marcia Fonseca de Amorim
Palavras-chaves: Letramento, Digital, Português, Tecnologias, Ensino
Data da defesa: 06/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 27/05/2021
Data da publicação: 27/05/2021
Referência: Santos, L. G. d. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2021. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo realizar um estudo bibliográfico com o objetivo de listar algumas possíveis vantagens e desvantagens do uso de tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa. Com abordagem qualitativa, o corpus foi definido por meio de buscas no Google acadêmico. Os descritores utilizados e que sintetizam o objetivo da pesquisa foram ????????????????tecnologias digitais????????????????, ????????????????ensino de língua portuguesa???????????????? e ????????????????letramento digital????????????????. Foram definidos como critérios de inclusão teses eou dissertações, aquelas publicadas no período de janeiro de 2015 a março de 2021. Foram escolhidos 04 trabalhos acadêmicos que tratavam do tema dessa investigação. Para análise dos dados, foram criadas duas tabelas, com as principais considerações encontradas em cada tese eou dissertação, uma para possíveis vantagens e outra para possíveis desvantagens do uso de tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa. O uso da tecnologia digitais no ensino da língua portuguesa contribui para uma educação mais criativa, crítica, inclusiva e cidadã, uma vez que permite que práticas comunicativas que utilizem tecnologias sejam aprendidas na sala de aula, tornando os alunos letrados e aptos para praticarem e se utilizarem de tais tecnologias no seu uso cotidiano. Com relação às desvantagens, quatro pontos principais foram levantados infraestrutura das escolas (como falta de computadores, falta de conexão com a internet, falta de acessibilidade às tecnologias digitais) gestão escolar falta de tempo para o desenvolvimento de atividades além da falta de qualificação dos professores desde a formação acadêmica, sendo perpetuada na formação continuada.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711241
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47656
Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Leila Goes dos Santos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo