Título: Problematizando o processo avaliativo na disciplina língua portuguesa para uma educação emancipatória no ensino fundamental anos finais
Autoria de: Deividy Gonçalves Ribeiro Euzébio
Orientação de: Natalino da Silva de Oliveira
Presidente da banca: Natalino da Silva de Oliveira
Primeiro membro da banca: Marcio Rogerio de Oliveira Cano
Segundo membro da banca: Wellington Marçal de Carvalho
Palavras-chaves: Avaliação, competência, Língua Portuguesa, educação bancária, emancipação
Data da defesa: 25/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 08/06/2021
Data da publicação: 08/06/2021
Referência: Euzébio, D. G. R. Problematizando o processo avaliativo na disciplina língua portuguesa para uma educação emancipatória no ensino fundamental anos finais. 2021. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A educação é base para o desenvolvimento de uma sociedade igualitária e equitativa. Na prática educativa temos procedimentos que favorecem o ensino aprendizagem, dentre estes se destaca a avaliação. A avaliação, por vezes, é lembrada enquanto exame ou teste, instrumentos hierarquizantes para quantificar o conhecimento e discriminar os alunos. No Ensino básico da Língua Portuguesa, esta concepção é problemática, uma vez que o objetivo da disciplina seria a inclusão social. Buscando problematizar esta questão, o presente estudo organizou-se em torno de uma pesquisa qualitativa que produziu material para reflexão sobre a situação problema. Foram levantadas hipóteses a partir do conteúdo teórico de uma base bibliográfica com diferentes concepções de avaliação, processos pedagógicos e visões políticas sobre inclusão. Compõem o corpo teórico do artigo Pedro Demo (2005), Cipriano Carlos Luckesi (2002), Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron (1992), Marcela Bandeira de Mello Almeida (2014), Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto e Josefa de Lima Fernandes Aquino (2009), Terezinha Nunes Carraher (1986), Paulo Freire (2005) e Camila Barbosa Riccardi Leon (et al) (2016). A partir desta base teórica, percebe-se que a avaliação enquanto procedimento ou recurso é importante para o desenvolvimento de um diagnóstico que propiciará a tomada de decisão competente por parte do professor, que busca o pleno desenvolvimento educacional de seu aluno.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711186
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47721
Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Deividy Gonçalves Ribeiro Euzébio e Universidade Federal de Lavras
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