Título: AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DE PROPRIEDADE RURAL FAMILIAR EM FUNÇÃO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS.
Autoria de: Pedro Henrique de Oliveira Rosa
Orientação de: Luis Antonio Coimbra Borges
Coorientação de: Sarita Soraia de Alcântara Laudares
Presidente da banca: Luís Antônio Coimbra Borges
Primeiro membro da banca: Sarita Soraia de Alcântara Laudares
Segundo membro da banca: Kalill José Viana da Páscoa
Palavras-chaves: Agroecologia, Indicadores de Sustentabilidade, Extensão Rural, Diagnóstico Rural Participativo, Agricultura Familiar.
Data da defesa: 28/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 03/12/2019
Data da publicação: 03/12/2019
Referência: Rosa, P. H. d. O. AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DE PROPRIEDADE RURAL FAMILIAR EM FUNÇÃO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS. . 2019. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: A agricultura tem se mostrado grande causadora de impactos em áreas que comprometem a sanidade ambiental, por isso ao longo da história foram se criando leis e aperfeiçoando-as, de acordo com os interesses de cada época, para regulamentar e tornar racional o uso e ocupação em determinadas áreas da paisagem, onde se criou critérios para definir as áreas protegidas chamadas Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL). Devido às suas características conservacionistas, os Sistemas Agroflorestais (SAF) foram mencionados na legislação como forma de manejo de baixo impacto e interesse social, podendo ser realizado por agricultores familiares e comunidades tradicionais nestas áreas de uso restrito, desde que não descaracterize a cobertura de vegetação nativa. Com isso, o estudo objetiva a avaliação da sustentabilidade através da pesquisa-ação participativa junto com a aplicação dos Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA) e também o planejamento participativo de SAFs agroecológicos para as áreas de APP com uso consolidado de uma propriedade rural familiar localizada no município de Lavras ?? MG, visando atenuar suas fragilidades e alavancar seus potenciais. A avaliação foi realizada por meio dos 23 indicadores que compõem a metodologia ISA e pela análise de viabilidade econômica de três arranjos propostos. A propriedade foi avaliada como sustentável, ao obter o índice 0,75 do ISA. Todos os arranjos foram viáveis economicamente com o Valor Presente Líquido (VPL) de R342.744,35ha R341.061,72ha R340.788,21ha para os SAF 1, SAF 2 e SAF 3 respectivamente. Os SAFs se mostraram importante perspectiva de renda aliada à adequação ambiental da propriedade.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_florestal/20192201510262
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44264
Curso: G005 - ENGENHARIA FLORESTAL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Pedro Henrique de Oliveira Rosa e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo