Título: Desafios das empresas de TI em tempos de pandemia a importância da comunicação
Título alternativo: CHALLENGES FOR IT COMPANIES IN TIMES OF PANDEMIC THE IMPORTANCE OF COMMUNICATION
Autoria de: Ernesto Che Cangussú Almeida
Orientação de: Bruno de Abreu Silva
Presidente da banca: Bruno de Abreu Silva
Primeiro membro da banca: Vinicius Miranda Pacheco
Segundo membro da banca: Maurício Ronny de Almeida Souza
Palavras-chaves: Comunicação, Pandemia, COVID-19, Tecnologia da Informação, PMBOK
Data da defesa: 04/05/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 10/05/2022
Data da publicação: 10/05/2022
Referência: Almeida, E. C. C. Desafios das empresas de TI em tempos de pandemia a importância da comunicação. 2022. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: A comunicação se tornou um pilar para a estratégia das organizações em todo o mundo. Com o início da pandemia de COVID-19, as empresas foram desafiadas a continuar o desenvolvimento de suas atividades mesmo com o distanciamento social, colocando a comunicação à prova. Este estudo tem como objetivo compreender a adaptação das organizações de tecnologia da informação e seus colaboradores à nova realidade do teletrabalho, conhecer alguns de seus processos de comunicação e apresentar possíveis alternativas para mitigar problemas atuais eou futuros em tempos como estes. O trabalho faz uso de formulário online para coletar dados na mudança de comportamento dos profissionais de tecnologia da informação diante da necessidade de distanciamento social. Ele ainda traz o Guia PMBOK para comparar os processos atuais e servir de modelo para os desafios relacionados à comunicação. O trabalho aponta uma facilidade na adaptação desses colabores ao novo modelo de teletrabalho, aliado à percepção das empresas sobre a necessidade de inovação em seus processos.
Abstract: Communication has become a pillar for the strategy of organizations around the world. With the onset of the COVID-19 pandemic, companies were challenged to continue the development of their activities even with the social distance, putting communication to the test. This study aims to understand the adaptation of information technology organizations and their employees to the new reality of telecommuting, to know some of their communication processes and to present possible alternatives to mitigate current andor future problems in times like these. The work makes use of an online form to collect data on the changing behavior of information technology professionals in the face of the need for social distance. It also brings the PMBOK Guide to compare current processes and serve as a model for communication-related challenges. The work points to an ease of adaptation of these employees to the new telecommuting model, coupled with the companies???????? perception of the need for innovation in their processes.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_controle_e_automacao/20212201421138
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/55001
Curso: G022 - ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ernesto Che Cangussú Almeida e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo