Título: identifficação e reconhecimento de componentes de amortecedores automotivos por código dmc
Autoria de: Bruno Lanziotti Prince
Orientação de: Fabio Domingues de Jesus
Presidente da banca: Fábio Domingues de Jesus
Primeiro membro da banca: Belisário Nina Huallpa
Segundo membro da banca: Giovanna Toledo Borges
Palavras-chaves: amortecedor, amortecedor automotivo, bleeds de amortecedor, codigo dmc, wcm
Data da defesa: 19/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 26/11/2019
Data da publicação: 26/11/2019
Referência: Prince, B. L. identifficação e reconhecimento de componentes de amortecedores automotivos por código dmc. 2019. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Embora amortecedores e suspensão sejam elementos distintos, eles compõem um mesmo sistema. Suas funções visam manter a estabilidade do veículo, diminuir o impacto sofrido e preservar o alinhamento adequado. A composição de um amortecedor consiste basicamente em uma haste, um pistão, válvulas e um tubo (corpo). Um dos maiores problemas encontrados na linha de produção de tubos para amortecedores na empresa X era o método de identificação deles, bem como a dificuldade do operador na hora de realizar a formação do bleeds na redução do tubo, que é responsável por permitir o fluxo de fluido lubrificante dentro do amortecedor. Com a ausência da identificação e reconhecimento dos modelos dos tubos na linha de produção da empresa, erros graves foram cometidos, posteriormente, na linha de montagem de alguns veículos causando um fenômeno chamado queda de roda ou ????amortecedor duro????, o que gera ruído na suspensão e desestabilidade do veículo. O presente trabalho tem como objetivo relatar a implantação de melhorias na linha de produção, principalmente no setor de tubos dos amortecedores. Essas melhorias foram por meio do uso de ferramentas de qualidade, instrumentação e intertravamento das prensas da linha de produção e montagem dos amortecedores, comandadas por IHM. Com essa implantação, objetivou-se a resolução dos problemas de identificação das peças e formação do bleeds fora do especificado. Neste trabalho serão abordadas a explicação do problema, as referências bibliográficas, as ferramentas e os métodos utilizados para encontrar uma solução e os resultados obtidos. A implantação dessas melhorias resultou na instalação de uma máquina de gravar tubos do tipo puncionado que possibilitou a eliminação dos erros cometidos quanto a falha humana na identificação das peças e a garantia de que a formação do bleeds seja feita de forma apropriada, além de trazer outros benefícios para a produção.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_controle_e_automacao/20192201211360
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44589
Curso: G022 - ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Bruno Lanziotti Prince e Universidade Federal de Lavras
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