SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Ambiental e Sanitária

Título: AVALIAÇÃO E PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DO TRATAMENTO DE EFLUENTES DE UMA INDÚSTRIA DE PANIFICAÇÃO ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE COAGULANTES A BASE DE ALUMÍNIO E POLÍMEROS

Autoria de: Breno de Souza Andrade

Orientação de: Ronaldo Fia

Presidente da banca: Ronaldo Fia

Primeiro membro da banca: Mateus Pimentel de Matos

Segundo membro da banca: Thainara de Souza Antônio

Palavras-chaves: policloreto de alumínio, coagulação, floculação, efluente industrial, jartest

Data da defesa: 01/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 09/12/2023

Data da publicação: 09/12/2023

Referência: Andrade, B. d. S. AVALIAÇÃO E PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DO TRATAMENTO DE EFLUENTES DE UMA INDÚSTRIA DE PANIFICAÇÃO ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE COAGULANTES A BASE DE ALUMÍNIO E POLÍMEROS. 2023. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Dispor de um sistema de tratamento de efluentes adequado e eficiente para tratar os efluentes e lançá-lo dentro dos padrões é uma obrigação ambiental de todos os geradores. Com o intuito de ajustar os parâmetros operacionais da estação de tratamento de efluentes (ETE) de uma indústria de panificação congelada, foram realizados a caracterização da estação, indicando os níveis de tratamento e tamanho das estruturas, além da realização de quatro ensaios de Jartest com o coagulante policloreto de alumínio e um polímero aniônico sob condições de um pH mais ácido e de pH corrigido, visando determinar a dosagem mais eficaz para formação de flocos e clarificação do efluente. Além disso, foram analisados os dados já existentes do efluente bruto e tratado para realização de um diagnóstico do sistema em operação. Os resultados mostraram que para uma ação ótima do policloreto de alumínio, o pH do efluente deve estar em uma faixa de 6,5 a 7,0, além disso, a dosagem ideal a ser aplicada para as condições controladas de laboratório é de 0,25 mL L-1, podendo variar dependendo das características do efluente, sendo encontrada, também a dosagem de 0,35 mL L-1. Para o polímero, a quantidade aplicada é influenciada pelo modo de preparação da solução, sendo encontrada a dosagem de 1,0 mL L-1 para uma solução mais concentrada e 4,0 mL L-1 para mais diluída. Encontrou-se uma eficiência máxima de 99,7 para a remoção da turbidez do efluente combinando o PAC, polímero e pH corrigido. Compreender as variações das características do efluente industrial, as condições para um melhor desempenho na tratabilidade, e as atuais limitações mostrou-se fundamental na elaboração das propostas para adequação do sistema que não apresenta eficiência.

Abstract: Having an adequate and efficient effluent treatment system to treat effluents and release them within standards is an environmental obligation for all generators. In order to adjust the operational parameters of the effluent treatment station (ETE) of a frozen bakery industry, the station was characterized, indicating the treatment levels and size of the structures, in addition to carrying out four Jartest tests with the coagulant polyaluminum chloride and an anionic polymer under conditions of a more acidic pH and corrected pH, aiming to determine the most effective dosage for floc formation and effluent clarification. Furthermore, existing data on raw and treated effluent were analyzed to carry out a diagnosis of the system in operation. The results showed that for optimal action of aluminum polychloride, the pH of the effluent must be in a range of 6.5 to 7.0, in addition, the ideal dosage to be applied for controlled laboratory conditions is 0. 25 mL L-1, which may vary depending on the characteristics of the effluent, with a dosage of 0.35 mL L-1 also being found. For the polymer, the amount applied is influenced by the way the solution is prepared, with a dosage of 1.0 mL L-1 for a more concentrated solution and 4.0 mL L-1 for a more diluted one. A maximum efficiency of 99.7 was found for removing effluent turbidity by combining PAC, polymer and corrected pH. Understanding the variations in the characteristics of industrial effluent, the conditions for better performance in treatability, and the current limitations proved to be fundamental in the preparation of proposals to adapt the system that is not efficient.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20232201810112

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Breno de Souza Andrade e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo