Título: LIXÃO DE BOM SUCESSO - MINAS GERAIS CONDIÇÕES ATUAIS E PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL
Autoria de: Marcus Vinicius Ferreira Nunes
Orientação de: Luis Antonio Coimbra Borges
Presidente da banca: Luís Antônio Coimbra Borges
Primeiro membro da banca: Ricardo Tayarol Marques
Segundo membro da banca: Érico Gonçalves Alves Vieira
Palavras-chaves: RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, SANEAMENTO BÁSICO, RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, DISPOSIÇÃO FINAL INADEQUADA, POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Data da defesa: 24/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 06/07/2019
Data da publicação: 06/07/2019
Referência: Nunes, M. V. F. LIXÃO DE BOM SUCESSO - MINAS GERAIS CONDIÇÕES ATUAIS E PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL. 2019. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O aumento populacional, êxodo rural, consolidação de uma cultura consumista, revoluções industriais e tecnológicas vêm contribuindo para que os resíduos sólidos se tornasse um grande problema ambiental da atualidade, visto que estes aspectos culminaram no aumento da geração dos resíduos e no aumento do potencial poluidor dos mesmos. A disposição final é a ultima etapa do gerenciamento de resíduos, porém, a mais delicada, por englobar riscos sanitários e ambientais. Lixão, aterro controlado e aterro sanitário são as três técnicas de disposição final de resíduos no Brasil, sendo as duas primeiras ambientalmente incorretas, podendo causar impactos ambientais, econômicos e sociais. Estudos que produzam informações sobre as várias etapas do gerenciamento de resíduos sólidos são de extrema importância, principalmente para auxiliar municípios de pequeno porte, que encontram sérios problemas técnico, operacionais e financeiros para manejar seus resíduos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar as condições ambientais e sanitárias da área de disposição final de resíduos sólidos urbanos (RSU) do município de Bom Sucesso, Minas Gerais. Por meio de pesquisa bibliográfica, visitas técnicas, registros fotográficos, avaliação de imagens de satélite e análises laboratoriais dos compartimentos água e solo foi possível relatar as condições físicas e operacionais do lixão e construir um diagnóstico ambiental relatando o grau de degradação em que a área se encontra. Ademais, com base nos impactos negativos elencados nesta etapa de diagnóstico, foram definidas e priorizadas ações para recuperação ambiental da área, seguindo principalmente as orientações do ????Caderno Técnico de Reabilitação de Áreas Degradadas por Resíduos Sólidos Urbanos????, cartilha elaborada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais ???? FEAM, com o objetivo de orientar os municípios do estado na gestão adequada de seus RSU. O diagnóstico demonstrou que a área apresenta características locacionais que atendem a Deliberação Normativa COPAM nº 1182008, porém, a proximidade com a estação elevatória de água bruta do município eleva o risco de operação da atividade. A ausência de elementos de controle ambiental associado à operação incorreta da atividade culminou na contaminação do solo da região, no entanto, as análises de água confirmaram que esta contaminação se mantém isolada nos limites do lixão. Para realizar a recuperação ambiental da área, recomenda-se o encerramento da atividade e o encapsulamento da área de disposição, complementada com a construção de sistemas de controle que minimizem os impactos ambientais intrínsecos da atividade, além do monitoramento constante da qualidade ambiental da área.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20191201320630
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43934
Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Marcus Vinicius Ferreira Nunes e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo