SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Agrícola

Título: DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO DE DISPERSÃO DE AGENTES QUÍMICOS PARA MITIGAÇÃO DO PÓ ORIUNDO DA DESCARGA DE FARELO DE SOJA EM MOEGAS

Autoria de: Andre Luiz Silva Mendes

Orientação de: Fabio Ponciano de Deus

Presidente da banca: Fábio Ponciano de Deus

Primeiro membro da banca: Lorena Júlio Gonçalves

Segundo membro da banca: Mádilo Lages Vieira Passos

Palavras-chaves: Dispersão, supressão, poeira, armazém, movimentação

Data da defesa: 06/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 13/12/2023

Data da publicação: 13/12/2023

Referência: Mendes, A. L. S. DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO DE DISPERSÃO DE AGENTES QUÍMICOS PARA MITIGAÇÃO DO PÓ ORIUNDO DA DESCARGA DE FARELO DE SOJA EM MOEGAS . 2023. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O Brasil destaca-se globalmente no setor do agronegócio, especialmente na produção de soja, sendo o principal exportador do grão. Dada a sua relevância no mercado, têm crescido a discussão e a demanda por monitoramento, rastreabilidade e garantia de origem certificada, especialmente nos terminais portuários. Em um terminal portuário de produtos agrícolas, ocorrem diversas atividades e processos relacionados a movimentação de produtos, como o recebimento, a armazenagem e a expedição. Durante a execução dessas atividades, entram em questão diversas variáveis, dentre elas a produção de pó, que pode causar riscos tanto para a segurança do produto, bem como a segurança de colaboradores que executam suas atividades laborais no terminal. Objetivou-se com este trabalho, desenvolver um mecanismo de controle e diminuição direta da produção de pó oriundo da descarga de farelo de soja das moegas por meio da aplicação de agentes químicos via aspersores localizados nas saídas dos redlers das moegas, em um terminal portuário. Para tanto, foi desenvolvido um sistema composto de tanques de mistura e bombeamento para aplicação da mistura de dois agentes químicos de nome comercial BACTOCID e HA L1. A calda era conduzida por tubulação de inox conectada aos aspersores que estão localizados nos redlers. Para avaliar a capacidade operacional do sistema, foram realizados testes de vazão. Para verificar possíveis alterações nas propriedades do farelo de soja, após as aplicações computou-se o teor de umidade, a atividade de água e efeito residual do produto. Os testes realizados no farelo promoveram uma ligeira redução visual na quantidade de pó gerado durante a sua movimentação e os resultados das análises laboratoriais indicaram que não houveram alterações significativas em suas propriedades físico-químicas. Isso indica que o sistema de aspersão para a aplicação de agentes químicos diretamente na descarga de farelo de soja nas moegas, pode ser uma possível solução para a supressão de pó em locais onde há uma grande movimentação de produtos a granel.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_agricola/20232201820167

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G003 - ENGENHARIA AGRÍCOLA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Andre Luiz Silva Mendes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo