Título: RELATO DE ESTÁGIO NA ACADEMIA UP FITNESS LAVRAS UMA EXPERIÊNCIA EM SITUAÇÃO DE PANDEMIA (COVID-19)
Título alternativo: INTERNSHIP REPORT AT ACADEMIA UP FITNESS LAVRAS AN EXPERIENCE IN A COVID 19 PANDEMIC SITUATION
Autoria de: Rafael Cesar Lopes Candido
Orientação de: Luiz Henrique Rezende Maciel
Coorientação de: Raphael Dinalli Oliveira Freitas
Presidente da banca: Luiz Henrique Resende Maciel
Primeiro membro da banca: Adrielle Caroline Ribeiro Lopes
Palavras-chaves: Pandemia, Covid 19, Academia, Musculação, Profissional de Educação Física
Data da defesa: 27/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 05/05/2022
Data da publicação: 05/05/2022
Referência: Candido, R. C. L. RELATO DE ESTÁGIO NA ACADEMIA UP FITNESS LAVRAS UMA EXPERIÊNCIA EM SITUAÇÃO DE PANDEMIA (COVID-19). 2022. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: As academias de musculação sofreram grande impacto desde o ano de 2020 devido à pandemia a COVID 19, visto que como medida de contenção da contaminação o isolamento social foi implementado, para que dessa forma fosse evitado uma sobrecarga do sistema de saúde do país. Devido a necessidade de realizar o fechamento desses locais, iniciou-se assim, a tentativa pela promoção da qualidade de vida dos indivíduos, mesmo com as barreiras impostas pela COVID 19. Assim sendo, este estudo tem como finalidade descrever toda trajetória percorrida durante o estágio curricular obrigatório, imposto durante a graduação em Educação Física Bacharelado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), realizado na Academia Up Fitness na cidade de Lavras, MG. Durante este momento foi desenvolvido o acompanhamento e observação na Academia desde o ingresso em 6 de novembro de 2019 até o ano de 2021. Como resultado conseguiu-se discorrer sobre detalhes, os desafios e as dificuldades enfrentadas por todos neste setor imerso neste momento. Assim, a partir deste relato de experiência descritivo, analítico e reflexivo, sobre este momento vivenciado, concluímos que as academias de musculação, bem como os empresários, os funcionários, entre eles os profissionais de Educação Física, e os seus clientesalunos, foram diretamente afetados pela COVID 19, a partir do fechamento desses estabelecimentos, o que levaram a diminuir a prática de exercícios físicos regular, e a aquisição de outros meios para que tais atividades ainda viessem a ser realizadas por um quantitativo menor de alunos. Sendo um exemplo desta prática, a utilização de videochamadas, e aulas online gravadas, para que os alunosclientes pudessem persistir sob orientação realizando atividades físicas supervisionadas.
Abstract: Bodybuilding gyms have had a great impact since 2020 due to the COVID 19 pandemic, as a measure to contain contamination, social isolation was implemented, so that an overload of the countrys health system was avoided. Due to the need to carry out the closing of these places, the attempt to promote the quality of life of individuals began, even with the barriers imposed by COVID 19. Therefore, this study aims to describe the entire trajectory taken during the internship mandatory curriculum, imposed during graduation in Physical Education Bachelors degree at the Federal University of Lavras (UFLA), held at Academia Up Fitness in the city of Lavras, MG. During this time, monitoring and observation was carried out at the Academy from admission on November 6, 2019 to the year 2021. As a result, it was possible to discuss details, challenges and difficulties faced by everyone in this immersed sector at this time. Thus, from this descriptive, analytical and reflective experience report, about this lived moment, we concluded that bodybuilding academies, as well as entrepreneurs, employees, including Physical Education professionals, and their clientsstudents, were directly affected by COVID 19, from the closure of these establishments, which led to a decrease in the practice of regular physical exercises, and the acquisition of other means so that such activities could still be carried out by a smaller number of students. As an example of this practice, the use of video calls, and recorded online classes, so that studentsclients could persist under guidance performing supervised physical activities.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20212201810779
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54553
Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Rafael Cesar Lopes Candido e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo