Título: UM OLHAR PARA A INFÂNCIA E RELAÇÕES COM A NATUREZA análise de publicações sobre Educação Ambiental e Educação Infantil
Título alternativo: A LOOK AT CHILDHOOD AND RELATIONS WITH NATURE analysis of publications on Environmental Education and Early Childhood Education
Autoria de: Camila Pugin Moreno Silva
Orientação de: Jacqueline Magalhaes Alves
Presidente da banca: Jacqueline Magalhães Alves
Primeiro membro da banca: Carolina Faria Alvarenga
Segundo membro da banca: Joyce dos Santos
Palavras-chaves: Infâncias, Crianças, Natureza, Meio Ambiente, Formação de Professores e Professoras
Data da defesa: 25/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 29/07/2023
Data da publicação: 29/07/2023
Referência: Silva, C. P. M. UM OLHAR PARA A INFÂNCIA E RELAÇÕES COM A NATUREZA análise de publicações sobre Educação Ambiental e Educação Infantil. 2023. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Por meio deste estudo investigamos a produção acadêmica sobre Educação Ambiental na Educação Infantil ao longo dos últimos 10 anos, utilizando a Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) como fonte de análise. O objetivo foi identificar o que foi produzido sobre o tema, destacando os temas abordados e tendências de pesquisa sobre o assunto. A abordagem desse estudo foi qualitativa baseada na revisão de literatura. A pesquisa revelou que, apesar da abundância de publicações na RevBEA durante esse período, a quantidade de estudos dedicados à relação entre Educação Ambiental e Educação Infantil é limitada. No entanto, foi possível identificar autores e autoras comprometidos com a temática, demonstrando preocupação e engajamento nessa área. Uma reflexão significativa deste estudo é a necessidade de desenvolver um pensamento crítico em relação à Educação Ambiental e refletir sobre a interação das crianças com a natureza. Essa reflexão ressalta a importância de uma formação abrangente, em uma perspectiva contextualizadora e interdisciplinar com professores e professoras, visando práticas educativas e de cuidado transformadoras.
Abstract: Through this study, we investigated the academic production on Environmental Education in Early Childhood Education over the last 10 years, using the Brazilian Journal of Environmental Education (RevBEA) as a source of analysis. The objective was to identify what was produced on the subject, highlighting the topics addressed and research trends on the subject. The approach of this study was qualitative based on the literature review. The research revealed that, despite the abundance of publications in RevBEA during this period, the amount of studies dedicated to the relationship between Environmental Education and Early Childhood Education is limited. However, it was possible to identify authors committed to the theme, demonstrating concern and engagement in this area. A significant reflection of this study is the need to develop critical thinking in relation to Environmental Education and reflect on childrens interaction with nature. This reflection emphasizes the importance of a comprehensive training, in a contextualizing and interdisciplinary perspective with teachers, aiming at transforming educational and care practices.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20231201621260
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Camila Pugin Moreno Silva e Universidade Federal de Lavras
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