Título: O ??TRABALHO?? NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE UMA PESQUISA NO ENTORNO DA ESCOLA
Autoria de: Mariana Alves Ribeiro
Orientação de: Marina Battistetti Festozo
Presidente da banca: Marina Battistetti Festozo
Primeiro membro da banca: Ricardo Campos Queixas
Segundo membro da banca: Laise Vieira Gonçalves Ribeiro
Palavras-chaves: Formação de Professores, Mapeamento Ambiental, Educação Ambiental, Crítica, Residência Pedagógica
Data da defesa: 15/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 22/09/2022
Data da publicação: 22/09/2022
Referência: Ribeiro, M. A. O ??TRABALHO?? NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE UMA PESQUISA NO ENTORNO DA ESCOLA. 2022. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Uma educação ambiental (EA) que não analisa questões sociais e políticas não é capaz de fornecer uma reflexão sobre a raiz dos problemas envolvendo o ambiente. O estudo das relações sociais e de produção da vida por meio do trabalho é fundamental para compreender a ligação histórica que o ser humano estabelece com a natureza e para além disso, apontar enfrentamentos à crise ambiental, sintoma de uma crise mais ampla, civilizatória. Na formação de professores mais especificamente, sujeitos essenciais à abordagem da EA na escola, é importante que a abordagem da EA não seja fragmentada e desconectada da realidade em que professores e estudantes estão imersos. Assim, compreender e analisar a relação entre a escola, a comunidade e o ambiente do seu entorno em sua construção histórica, principalmente a partir da questão do trabalho, é uma de nossas apostas para formação de professores e cidadãos críticos e engajados. Diante destas preocupações, objetivamos neste trabalho descrever e analisar parte de um processo formativo de professores (formação inicial e continuada), membros de um Projeto de Residência Pedagógica de Biologia, UFLA, que ocorreu a partir da construção e realização de uma pesquisa participante, um mapeamento ambiental, com a comunidade do entorno de uma escola municipal de Lavras-MG. Por meio da pesquisa participante e da análise de conteúdo, observou-se através das entrevistas realizadas na comunidade escolar, que o estudo das relações de trabalho, assim como as demais particularidades da comunidade local podem trazer elementos de grande relevância para o exercício da educação ambiental crítica, principalmente no contexto da formação inicial e continuada de professores.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20221201720588
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Mariana Alves Ribeiro e Universidade Federal de Lavras
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