Título: Educação Ambiental e Meio Ambiente na Educação Básica um olhar para o Ensino Médio em uma escola pública de um município no sul de Minas Gerais
Autoria de: Júlia Angeli da Silva
Orientação de: Jacqueline Magalhaes Alves
Presidente da banca: Jacqueline Magalhães Alves
Primeiro membro da banca: Antonio Marcelo Martins Maciel
Segundo membro da banca: Bárbara Cristina Heitor Silva
Palavras-chaves: Meio Ambiente, Projeto Político Pedagógico, Atuação Docente, Educação Ambiental, Educação Básica
Data da defesa: 17/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 30/11/2021
Data da publicação: 30/11/2021
Referência: Silva, J. A. d. Educação Ambiental e Meio Ambiente na Educação Básica um olhar para o Ensino Médio em uma escola pública de um município no sul de Minas Gerais. 2021. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O aumento dos problemas ambientais decorrentes das transformações na sociedade tem sido debatido em várias áreas de pesquisa. Diante disso, é importante que a sociedade repense práticas e ações, refletindo e propondo novas ideias e alternativas que possam minimizar os impactos ambientais. Na área da Educação, por meio da Educação Ambiental (EA), busca-se maior reflexão e participação dos seres humanos frente aos problemas socioambientais que a sociedade atual vem enfrentando, formando valores e criticidade dos sujeitos e o entendimento da relação entre o meio e o sujeito como partes integrantes de um todo. Meio ambiente foi inserido de forma transversal e interdisciplinar nos espaços de educação formal e não formal, sendo valorizada a Educação Ambiental como processo e experiências fundamentais a esse reconhecimento de sermos parte dessa cadeia da vida. Assim, nesta pesquisa, buscamos explorar a Educação Ambiental no espaço escolar, dessa forma tivemos como objetivo geral compreender e analisar como se dá a inserção da temática ambiental na educação básica do Ensino Médio em uma Escola Estadual no sul de Minas Gerais. Para isso, direcionamos os estudos a partir da seguinte questão De que modo a Educação Ambiental está sendo abordada no contexto escolar, partindo da perspectiva dos professores e das orientações do Projeto Político Pedagógico? Para isso, foi realizado um estudo de caso de abordagem qualitativa, em que a coleta de dados contou com a utilização de um questionário aberto com professoresas do Ensino Médio da escola escolhida para a pesquisa. A análise dos resultados foi feita por meio da análise de conteúdo do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e das respostas obtidas no questionário aplicado. Assim, identificamos que na realidade investigada, a prática da EA não ocorre de forma integrada e interdisciplinar. Ela acontece por meio de projetos quando visam o aprofundamento da temática, de acordo com o PPP da escola e segundo os professores, ela ocorre a partir de conteúdos já estabelecidos nas disciplinas, sendo trazida como um complemento de alguns tópicos. Os dados evidenciam que o PPP traz uma visão da Educação Ambiental Crítica propondo a formação dos sujeitos como cidadãos. Diante disso, consideramos que o recorte feito nesta pesquisa mostrou um pouco da realidade investigada visando a compreensão da EA na escola.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20211201710875
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53881
Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Júlia Angeli da Silva e Universidade Federal de Lavras
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