Título: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE REAÇÕES IMUNOLÓGICAS ANÁLISE A PARTIR DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA
Título alternativo: A PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR TEACHING IMMUNOLOGICAL REACTIONS ANALYSIS FROM THE SUBJECT OF BIOLOGY TEACHING METHODOLOGY
Autoria de: Liduína das Graças de Oliveira
Orientação de: Marcelo Passamani
Coorientação de: Julia Amorim Monteiro
Presidente da banca: Marcelo Passamani
Primeiro membro da banca: Antonio Fernandes Nascimento Junior
Segundo membro da banca: Laise Vieira Gonçalves Ribeiro
Palavras-chaves: Aprendizagem, Biologia, Educação, Material didático, Prática pedagógica
Data da defesa: 03/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 22/06/2021
Data da publicação: 22/06/2021
Referência: Oliveira, L. d. G. d. UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE REAÇÕES IMUNOLÓGICAS ANÁLISE A PARTIR DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA. 2021. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A educação formal nos dias de hoje se preocupa em formar alunos capazes de terem questionamentos sobre a realidade de forma crítica e reflexiva, contudo sabemos que a escola ainda utiliza metodologias convencionais, usando de aulas expositivas que muitas vezes faz com que os estudantes não aprendam e apenas decore o conteúdo. Pensando neste empecilho ainda muito recorrente na educação brasileira, o objetivo deste trabalho é analisar uma prática pedagógica sobre reações imunológicas desenvolvida no âmbito da disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia, ofertada aos discentes matriculados no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras. A aula com o tema ??reações imunológicas??, foi apresentada aos próprios discentes matriculados na disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia, com utilização de materiais didáticos, como maquete, vídeos, massinhas e cartolinas. Ao final da ministração da aula, foi pedido aos participantes que avaliassem a prática, apontando os pontos p
Abstract: Formal education nowadays is concerned with training students capable of asking questions about reality in a critical and reflective way, however we know that the school still uses conventional methodologies, using expository classes that often make students not learn and just memorize the content. Thinking about this obstacle still very recurrent in Brazilian education, the objective of this work is to analyze a pedagogical practice on immunological reactions developed through the discipline of Biology Teaching Methodology, offered to students enrolled in the Biological Sciences undergraduate course at the Federal University of Lavras. The class with the theme immunological reactions, was presented to the students enrolled in the discipline of Methodology of Teaching Biology, with the use of didactic materials, such as model, videos, clay and cardboard. At the end of the class, participants were asked to evaluate the practice, pointing out the positive points and the points to be improved. These evaluati
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20202201620690
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47450
Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Liduína das Graças de Oliveira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo