Título: AS INFLUÊNCIAS DO FUNDEB NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR EM PEQUENOS MUNICÍPIOS O CASO DE SANTANA DO JACARÉ - MG
Título alternativo: FUNDEBS INFLUENCES ON SCHOOL DEVELOPMENT IN SMALL MUNICIPALITIES THE CASE OF SANTANA DO JACARÉ - MG
Autoria de: Joyce Kethleen Barros Avelar
Orientação de: Denis Renato de Oliveira
Presidente da banca: Denis Renato Oliveira
Primeiro membro da banca: Janderson Martins Vaz
Palavras-chaves: FUNDEB, Monitoramento, Avaliação, Administração Pública, Políticas Públicas.
Data da defesa: 26/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 18/06/2021
Data da publicação: 18/06/2023
Referência: Avelar, J. K. B. AS INFLUÊNCIAS DO FUNDEB NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR EM PEQUENOS MUNICÍPIOS O CASO DE SANTANA DO JACARÉ - MG. 2021. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Através deste estudo, de cunho quantitativo e qualitativo, pretendeu-se verificar as influências do FUNDEB no desenvolvimento escolar no município de Santana do Jacaré ?? MG e as estratégias de alocação do recurso por parte da administração pública municipal. Para tal, realizou-se uma avaliação de acesso à educação, entre os anos 2008 a 2019, de acordo com os dados do Censo Escolar, e uma comparação entre os recursos do FUNDEB recebidos pelo município e seus resultados no IDEB. Os resultados apontam que embora o desempenho tenha apresentado aumento não houve correlação significativa entre os recursos do FUNDEB e as médias do IDEB do município. Por fim, destaca-se que mesmo com a limitação legal para a utilização do recurso, a administração pública tem alocado os recursos com responsabilidade, o que contribuiu para bons resultados na qualidade da educação.
Abstract: Through this study, of quantitative and qualitative nature, it was intended to verify the influences of FUNDEB on school development in the municipality of Santana do Jacaré - MG and the strategies of resource allocation by the municipal public administration. To this end, an assessment of access to education was carried out between the years 2008 to 2019, according to data from the School Census, and a comparison between FUNDEB resources received by the municipality and their results at IDEB. The results show that although the performance has shown an increase, there was no decrease between the resources of FUNDEB and the averages of the IDEB in the municipality. Finally, it is noteworthy that even with the legal limitation on the use of the resource, the public administration has allocated resources responsibly, which contributed to good results in the quality of education.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica_distancia/20202201712161
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: GD002 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Joyce Kethleen Barros Avelar e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo