SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração Pública

Título: A DESCONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO EM POSTOS TERCEIRIZADOS ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR

Autoria de: Mariana Rodrigues Avelar

Orientação de: Nathalia de Fatima Joaquim

Presidente da banca: Nathália de Fátima Joaquim

Primeiro membro da banca: Reisla Suelen de Oliveira Silva

Palavras-chaves: Terceirização, Setor Público, Relações de Trabalho, Precarização, Sentidos do trabalho

Data da defesa: 26/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 03/09/2020

Data da publicação: 03/09/2020

Referência: Avelar, M. R. A DESCONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO EM POSTOS TERCEIRIZADOS ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR. 2020. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: O presente estudo discorre acerca dos efeitos da terceirização na construção das relações de trabalho dentro de uma organização pública. Cabe destacar que a terceirização se configura como uma das principais formas de contratação da atualidade, sendo amplamente utilizada como ferramenta de gestão. No Brasil, esse modelo tende a se disseminar ainda mais depois da recente modificação na legislação que ampliou suas possibilidades. À vista disso, objetivou-se compreender como as relações de trabalho se constroem em uma empresa terceirizada que presta serviços para uma Instituição Pública de Ensino Superior. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizado um estudo de caso. Sendo efetuada a coleta de dados por meio de entrevistas individuais com roteiro semiestruturado, onde foram entrevistadas oito trabalhadoras terceirizadas que exercem a função de Recepcionista, sendo estas identificadas através do método ????bola de neve????. Observou-se que na organização pesquisada o cargo de Recepcionista é maioritariamente exercido por mulheres, as quais ocupam cerca de 88 do número total de vagas. Posteriormente, os dados coletados foram analisados de forma qualitativa, e agrupados por categorização, tendo por base as categorias construção de sentido no trabalho, prazer e sofrimento no trabalho, impactos da terceirização na vivência profissional e precarização do trabalho. Evidenciou-se através da presente pesquisa que as trabalhadoras constroem vínculo com a organização para qual prestam serviços e não com a empresa contratante, devido ao distanciamento existente entre as partes. Assim, para elas a significação e percepção do trabalho são intrinsecamente influenciadas pelo local onde estão inseridas, não existindo uma forma de relação evidente com o empregador. Observou-se, também, a existência de divisão entre os trabalhadores dentro da organização, relacionada a forma de contratação, sendo identificada uma classe como inferior a outra, o que provoca sofrimento no ambiente de trabalho para as trabalhadoras terceirizadas. Por fim, percebeu-se que devido à situação de instabilidade contratual a qual as terceirizadas estão expostas, faz com que estas estejam sujeitas a uma maior exploração da força de trabalho e consequentemente de precarização. Portanto, avalia-se que o estudo contribui para a reflexão acerca da adoção da terceirização no setor público e os seus efeitos para o trabalhador, tendo em vista, que tal fenômeno se amplia mundialmente, tendo como prerrogativa única à redução de custos e assim acarretando na mercantilização do trabalho.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica/20201201610353

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45168

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mariana Rodrigues Avelar e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo