Título: GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS INDIRETOS EM UMA MULTINACIONAL DO SETOR DE ALUMÍNIO
Autoria de: Danilo Ladeia Guimarães
Orientação de: Jose Willer do Prado
Coorientação de: Andre Luis Ribeiro Lima
Presidente da banca: José Willer do Prado
Primeiro membro da banca: André Luis Ribeiro Lima
Data da defesa: 24/07/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 26/07/2020
Data da publicação: 26/07/2020
Referência: Guimarães, D. L. GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS INDIRETOS EM UMA MULTINACIONAL DO SETOR DE ALUMÍNIO. 2020. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: A Alcoa Alumínio S.A, é uma multinacional do ramo de siderurgia, sendo um dos maiores players do mercado mundial na atualidade. No Brasil, possui três unidades produtivas, e em Poços de Caldas ?? MG, foi onde o estagiário desenvolveu suas atividades dentro da área de Compras, denominada Commodity Management (CM) e será o objeto de estudo deste trabalho. É também em Poços de Caldas, que atualmente se encontra o Poços Office (Centros de Serviços Compartilhados a nível global), onde o time de Compras (Procurement), atua com grande participação nas contratações de produtos e serviços, diretos e indiretos, de todas as plantas da Alcoa. O estudante, graduando em Administração pela Universidade Federal de Lavras ?? UFLA, teve como objetivo retratar neste relatório, evidenciar a história do Alumínio ao longo dos anos e da Alcoa, além das suas subdivisões na planta de Poços de Caldas-MG e principalmente dentro do departamento de compras, mostrando a sua importância para empresa como um todo, a utilização de ferramentas de alta performance além de demonstrar as atividades operacionais e estratégicas realizadas por um estagiário de compras, especificamente dentro da área de serviços e produtos diretos e indiretos, os desenvolvimentos, profissional e pessoal, do estagiário através de treinamentos, desafios, experiências vivenciadas em sua rotina e também, análises críticas voltadas para oportunidades observadas dentro da organização, referente a burocracias e desafios de uma multinacional, implementação de Inteligência Artificial em processos operacionais como também dentro da Universidade, visando abordar o departamento de Compras em matérias que possam mostrar a função e importância do departamento dentro de uma organização. Foi possível perceber a importância e a dimensão do departamento de Compras dentro de uma multinacional, como é estratégico e muito dinâmico, o que contribui e muito para o desenvolvimento pessoal e profissional do estagiário
Palavras-chaves: Alumínio, compras, estratégica, multinacional, gestão
Curso: G009 - ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Sigla do publicador: UFLA
País do publicador: Brasil
Tipo de material: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: Português
Código do idioma: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença de publicações de TCCs do SIP
URI da licença: Link do SIP
Termos da licença: Licença padrão SIP
Baixar arquivo