Título: METODOLOGIAS INCLUSIVAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS AUTISTAS
Autoria de: Leticia Napoliceno Rodrigues da Silva
Orientação de: Priscila Carneiro Valim Rogatto
Presidente da banca: Priscila Carneiro Valim Rogatto
Primeiro membro da banca: Nathália Maria Resende
Palavras-chaves: Estratégias pedagógicas, Autismo, Educação, Inclusão, Educação Física
Data da defesa: 28/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 08/12/2019
Data da publicação: 08/12/2019
Referência: Silva, L. N. R. d. METODOLOGIAS INCLUSIVAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS AUTISTAS. 2019. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi identificar as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores de Educação Física para inclusão de alunos com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Trata-se de uma revisão da literatura, referente aos artigos publicados nos anos de 2009 à 2019. O autismo é classificado pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtorno Mental (DSM-5, 2014) como um transtorno do neurodesenvolvimento. Essa deficiência é caracterizada por uma série de sintomas que leva ao comprometimento da fala e das relações sociais. Com a presença de alunos com autismo em salas comuns do ensino regular, a expectativa é que os princípios da educação inclusiva sejam, cada vez mais promovidos para melhor atender a esse público. Apesar de alguns autores terem apresentado resultados positivos em relação as práticas pedagógicas adotadas pelos professores, outros estudos apontaram fatores desafiadores que podem influenciar para a não efetivação da inclusão dos alunos com TEA nas aulas de Educação Física, como a falta de conhecimento dos professores sobre o autismo, falta de apoio da gestão escolar e falhas na formação acadêmica. Poucos foram os estudos que abordaram o uso de metodologias inclusivas nas aulas de Educação Física, o que indica que há muito o que se fazer para melhorar esse atendimento nas escolas de ensino regular.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44422
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Leticia Napoliceno Rodrigues da Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo